Hamilton critica novas regras da F1 e diz que fãs não vão entendê-las
Britânico mencionou que as normas são 'ridicularmente complexas'
O piloto Lewis Hamilton, da Ferrari, criticou nesta quinta-feira (12) as novas regras técnicas da Fórmula 1, classificando-as como "ridiculamente complexas" e afirmando que "nenhum dos fãs conseguirá entendê-las".
O heptacampeão mundial, após pilotar o recém-lançado SF-26 na manhã de testes de pré-temporada no Bahrein, criticou o nível de gerenciamento de energia exigido pelos novos motores de 2026, cuja potência agora é dividida quase igualmente entre o motor de combustão interna e o componente elétrico.
"Estive em uma reunião outro dia em que nos explicaram tudo. É como se fosse necessário um diploma para entender completamente", disse o britânico.
As novas regras da principal categoria do automobilismo mundial exigem um uso extremamente sofisticado da recuperação de energia, com motores frequentemente subdimensionados e equipes obrigadas a maximizar cada fase da regeneração.
"Se você olhar para Barcelona, fazemos 600 metros de desaceleração e inércia em uma volta de classificação. Esse não é o objetivo da corrida", observou Hamilton, explicando que os pilotos também são obrigados a usar marchas mais baixas para favorecer a recuperação de energia.
Além das novas normas da F1, o veterano também comentou sobre a mudança em seu engenheiro de corrida, classificando a situação como "difícil", já que precisará se adaptar novamente ao substituto de Riccardo Adami. .