Velhos rivais, Fluminense e Atlético-PR se envolveram em polêmica em 96
Os últimos anos da década de 90 não são de boas lembranças para a torcida do Fluminense. Um dos anos mais tristes da história do Tricolor foi 1996, ano do primeiro rebaixamento do clube. Foi nesse ano que uma rivalidade com o Atlético-PR, adversário desta noite, no Durival Britto, às 19h30. Na ocasião, o grande personagem foi o goleiro Ricardo Pinto, que era do Furacão, mas tinha uma passagem de quase dez anos pelo Flu.
O jogo já era um daqueles considerados de vida ou morte para o Fluminense no campeonato. O time recebeu o Furacão nas Laranjeiras e saiu na frente aos 3 minutos, com Leonardo. O Atlético virou com Luís Carlos Matos e Paulo Rink e ampliou o placar, novamente com Matos. Paulo Roberto ainda descontou para o Flu. Ex-jogador do Flu, Ricardo Pinto foi muito provocado pela torcida e vibrou muito com o resultado após o jogo. No fim, invasão de campo e agressão dos torcedores ao ex-goleiro, que teve de ser levado ao hospital.
Ricardo ficou de fora dos últimos jogos da primeira fase daquele Campeonato Brasileiro, mas houve um, em especial, que ele fez questão de aparecer. Na última rodada, o Fluminense necessitava de uma vitória do Furacão sobre o Criciúma. Antes do jogo, Ricardo desfilou para torcida e jogou bonés, fazendo a festa daquele jogo que é considerado "a derrota mais comemorada da história do Furacão".
Para se livrar do rebaixamento naquele ano, o Fluminense precisava vencer o Vitória, no Espiríto Santo e conseguiu. Mas também dependia das derrotas de Bahia e Criciúma, que encaravam Flamengo e Atlético-PR, respectivamente. Os resultados finais não foram favoráveis ao Tricolor, que acabou rebaixado. Entretanto, uma virada de mesa e o Tricolor disputou a primeira divisão normalmente em 1997.
De lá para cá, a rivalidade entre Fluminense e Furacão aumentou, mas os clubes só voltaram a se encontrar por um duelo decisivo uma vez. Nas semifinais do Brasileirão de 2001, o rubro-negro paranense levou a melhor ao vencer por 3 a 2, na Arena da Baixada. No último encontro entre os times, vitória Tricolor por 2 a 1, na abertura do Brasileirão deste ano.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DO DUELO HISTÓRICO
FLUMINENSE 2 X 3 ATLÉTICO-PR
Data: 10 de novembro de 1996
Local: Estádio das Laranjeiras
Renda e público: R$22.710,00 e 2.188 pagantes
Gols: Leonardo (FLU) aos 3, Luís Carlos (CAP) aos 21 e Paulo Rink (CAP) aos 37 do 1º tempo. Luís Carlos (CAP) aos 9 e Paulo Roberto (FLU) aos 15 do 2º tempo.
FLUMINENSE: Leo Percovich; Paulo Roberto, Lima, César e Alexandre Seixas; Charles Guerreiro, Hugo (Uidemar), Cadu e Rogerinho (Marcelo Sander); Barata e Leonardo (Flavinho) - Técnico: Renato Gaúcho.
ATLÉTICO PARANAENSE: Ricardo Pinto; Alberto Neto, Reginaldo, Andrei e Branco; Clébertong, Alex Lopes, Jean Carlo (Jorginho) e Luís Carlos (Roberto Ramos); Paulo Rink e Oséas - Técnico: Evaristo de Macedo.