Tonico Duarte, ex-editor de Esporte do Estadão, morre aos 69 anos
Jornalista teve passagem marcante na Globo e ajudou a construir cobertura esportiva da emissora carioca
Tonico Duarte, ex-editor de Esporte do Estadão, morreu na capital paulista aos 69 anos. O jornalista foi encontrado morto em sua residência na capital paulista na terça-feira. A causa da morte não foi revelada. Tonico estava prestes a completar 70 anos. Ele faria aniversário no dia 27 de dezembro.
Tonico exerceu os cargos de repórter e, porsteriormente de editor, no Estadão, permanecendo no Grupo entre o fim da década de 1980 e o início da década de 1990.
Ele também trabalhou no Jornal da República e foi editor-executivo da revista Placar. Na televisão, trabalhou em duas oportunidades na Rede Globo, sendo editor-chefe da edição paulista do Globo Esporte na primeira passagem e editor de assuntos gerais na segunda. Foram cerca de 40 anos dedicados ao todo à emissora carioca.
Em 2019, Tonico foi desligado da Globo. À época, ele era o responsável pela coluna de Nelson Motta no Jornal Globo, o noticiário noturno da emissora carioca.
Nas redes sociais, ex-colegas de Globo e artistas lamentaram a morte de Tonico. "Tchau, Tonico; inquieto, bravo, brilhante Tonico. O mundo se empobrece, a gente se entristece, você odiaria essas rimas pobres - mas não sei me despedir dessa sua partida sem aviso, apenas desejando que você esteja agora em paz", escreveu o jornalista Edney Silvestre. Também se manifestaram Fátima Bernandes, Leilane Neubarth, Renata Ceribelli, Chico Pinheiro, Kiko Mascarenhas e Beth Goulart.
Partiu esta semana o Tonico Duarte, bom companheiro em meus 15 anos na Globo-SP. Editor de esportes em meu tempo de Bom Dia SP, editor da coluna de Nelson Motta no JG, era um cara sempre bem humorado. Foi encontrado sem vida em casa, provavelmente vítima de um enfarte. Saudades! pic.twitter.com/tZL7XQ8Ux1
— Chico Pinheiro (@chico_pinheiro) December 20, 2023