Luiz Adriano leva um jogo de suspensão por ignorar fair-play
O atacante brasileiro Luiz Adriano, do Shakhtar Donetsk foi suspenso por um jogo pela Uefa, nesta terça-feira, por ter ignorado o 'fair play' na hora de fazer um gol contra o Nordsjælland na Liga dos Campeões, no último dia 20 de novembro.
"Esta suspensão será aplicada no jogo válido pela sexta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões entre o Shakhtar e a Juventus, em Donetsk", informou a Uefa num comunidado.
Luiz Adriano também terá que dedicar um dia "a serviço da comunidade futebolística".
O lance polêmico aconteceu aos quando o Nordsjaelland vencia por 1 a 0. O jogo foi paralisado pelo árbitro para que um jogador do Shakhtar recebesse atendimento médico. Quando a bola foi recolocada em jogo, o também brasileiro Willian tentou devolvê-la aos dinamarqueses com um chute fraco para frente.
No entanto, Luiz Adriano ignorou o 'fair play', interceptou a bola e driblou o goleiro adversário que estava parado, incrédulo com esta atitude antiética, e tocou para o gol vazio.
O atacante foi punido por ter "violado o código de conduta", de acordo com o artigo 5 das regras disciplinares da Uefa a respeito dos "princípios de lealdade, integridade e espírito esportivo" e prevê a punição daqueles que "tentam tirar alguma vantagem ao ignorar o 'fair play'".
Luiz Adriano acabou fazendo outros dois gols no início do segundo tempo e o Schakhtar venceu o jogo de virada por 5 a 2, garantindo sua vaga para as oitavas de final da Liga dos Campeões.
Tanto o técnico do time ucraniano, o romeno Mircea Lucescu, quando o dono do clube, o bilionário Rinat Akhmetov, condenaram a atitude do brasileiro.