Gigante europeu chega em acordo para contratar antigo sonho de Flamengo e São Paulo
Clube avança por jogador, acerta termos com o jogador e negocia empréstimo com opção de compra milionária
O Atlético de Madrid está muito próximo de concretizar a contratação do atacante brasileiro Marcos Leonardo, de 22 anos, que pertence ao Al-Hilal, da Arábia Saudita. A informação foi divulgada pelo jornalista Fabrizio Romano.
O clube espanhol chegou a um acordo em termos pessoais com o jogador, que já esteve no radar de clubes como Flamengo e São Paulo em janelas recentes, e mantém negociações em estágio avançado com a equipe saudita para viabilizar o negócio.
O acerto prevê um empréstimo até o fim da temporada europeia, com uma cláusula de opção de compra fixada em 40 milhões de euros (cerca de R$ 249 milhões).
As conversas entre os clubes já estão na fase de troca de documentos, e o Atlético corre contra o tempo para fechar a operação antes do encerramento da janela de transferências da Espanha, que se encerra no dia 2 de fevereiro.
A investida do time comandado por Diego Simeone ganhou força após o Atlético sofrer baixas no setor ofensivo e não conseguir avançar por outros alvos.
Antes de focar em Marcos Leonardo, os colchoneros consultaram nomes como Ademola Lookman, da Atalanta, Lee Kang-In, do Paris Saint-Germain, Flaco López, do Palmeiras, e Kaio Jorge, do Cruzeiro. No entanto, os valores pedidos ou a falta de interesse dos clubes em negociar inviabilizaram as tratativas.
Marcos Leonardo, por sua vez, se animou com a possibilidade de atuar na LaLiga e defender uma das camisas mais tradicionais da Europa. O atacante vê a mudança como uma oportunidade de retomar protagonismo no futebol europeu e voltar ao radar da seleção brasileira, especialmente sob o comando de Carlo Ancelotti.
Revelado pelo Santos, Marcos Leonardo chegou ao time profissional em 2020, aos 17 anos, e se destacou rapidamente. Em 2024, foi vendido ao Benfica por 18 milhões de euros.
Meses depois, o Al-Hilal investiu pesado e adquiriu o atacante por 40 milhões de euros, valor semelhante ao estipulado na opção de compra negociada com o Atlético de Madrid. Na transferência para o futebol saudita, o Santos recebeu cerca de R$ 37,4 milhões por meio do mecanismo de solidariedade da Fifa e pela participação na mais-valia do jogador.
Na atual temporada, o atacante soma 14 gols e uma assistência em 24 partidas, sendo o artilheiro do clube nas três competições disputadas: Liga Saudita, Champions da Ásia e Copa do Rei Saudita. No total, são 44 gols e cinco assistências em 67 jogos pela equipe comandada por Simone Inzaghi.
Caso a negociação seja concretizada, Marcos Leonardo passará a disputar espaço no ataque do Atlético de Madrid com nomes de peso, como Julián Álvarez, Antoine Griezmann e Alexander Sørloth.
A contratação atende ao desejo do clube espanhol por um camisa 9 com mobilidade, capacidade de finalização e intensidade, características valorizadas por Simeone.
São Paulo e Flamengo chegaram a tentar a contratação por empréstimo em janelas anteriores, mas esbarraram em entraves financeiros e no fechamento do mercado. Agora, o destino do antigo sonho de clubes brasileiros parece mesmo ser o futebol espanhol.