Sanções avançam na Justiça após ataque racista contra Vini Jr em jogo da Copa do Rei
Comissão espanhola propõe multa e proibição ao torcedor responsável por atirar uma banana em direção ao atacante do Real Madrid
O episódio de racismo que atingiu Vini Jr. na Copa do Rei começou a ter consequências formais na Justiça. Isso porque a Comissão Estadual contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte propôs multa de 5 mil euros e a proibição de frequentar estádios por um ano ao torcedor acusado de atirar uma banana no camisa 7 do Real Madrid durante a derrota para o Albacete, dia 14 de janeiro, no estádio Carlos Belmonte.
A iniciativa partiu da análise de um relatório do Gabinete Nacional de Desporto da Polícia Nacional. Segundo o documento, as câmeras de segurança do estádio captaram com clareza o instante em que o homem lança a fruta em direção ao campo, logo após o terceiro — e último — gol do Albacete na partida.
A partir das imagens, a Comissão classificou o caso como infração grave. O enquadramento agora segue a Lei 19/2007, que estabelece punições para episódios de violência, racismo, xenofobia e intolerância no esporte espanhol.
A punição proposta prevê dois efeitos diretos: a multa financeira e a proibição de acesso a estádios. O impedimento da ida às arenas, costumeiramente com vigência de um ano, ocorre apenas em casos considerados graves pelo órgão estatal.
Vini Jr. e outros casos
A mesma reunião que analisou sanções ao caso do atacante também julgou outras ocorrências recentes. Uma delas, por exemplo, envolve o Guadalajara no embate da Copa do Rei contra o Barcelona. O clube recebeu proposta de multa de 50 mil euros após a constatação de excesso de público e problemas em rotas de evacuação na arquibancada temporária montada para o jogo.
Também entraram na pauta os incidentes registrados antes do clássico entre Sevilla e Real Betis, em novembro de 2025. Nesse caso, 51 torcedores envolvidos em confusão nos arredores da arena receberam propostas com multas de até 5 mil euros e proibição de acesso aos estádios por um ano.
O encontro ainda tratou de casos envolvendo arremesso de objetos no gramado e acesso indevido a áreas restritas. As vaias dirigidas ao jogador Yuri Berchiche, durante visita do Athletic Club a Vigo, também estiveram em pauta.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.