PUBLICIDADE

Futebol Internacional

David Silva anuncia aposentadoria do futebol aos 37 anos

Campeão com Manchester City e seleção da Espanha esteve na Real Sociedad nas últimas três temporadas

27 jul 2023 - 11h53
(atualizado às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários
David Silva finalizou a carreira na Real Sociedad (Paolo Bruno/Getty Images)
David Silva finalizou a carreira na Real Sociedad (Paolo Bruno/Getty Images)
Foto: Esporte News Mundo

O meia espanhol David Silva anunciou a sua retirada dos gramados nesta quinta-feira (27). Em vídeo publicado em suas redes sociais, o jogador confirmou a aposentadoria após, no último mês de maio, ter uma lesão de ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo.

"Hoje é um dia triste para mim. Hoje é a vez de dizer adeus ao que eu dediquei a minha vida inteira. Hoje é a hora de dizer adeus aos meus colegas, que são uma família para mim. Eu vou sentir muita falta. Chés (torcedores do Valencia), Armeros (torcedores do Eibar), Celtiñas (torcedores do Celta), Citizens (torcedores do Manchester City) e Txuri Urdines (torcedores da Real Sociedad), obrigado porque vocês me fizeram sentir em casa", disse em material publicado.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.

A carreira de David Silva foi extremamente vitoriosa. Nascido em Arguineguín, nas Ilhas Canárias, o jogador deu seus primeiros passos no clube da cidade até dar o segundo passo. Ao jogar no Valencia, participou desde as primeiras categorias de base até ser promovido ao time profissional em 2004. Passou uma temporada no Eibar e outra no Celta de Vigo, ambas por empréstimo. O destaque no time galego o colocou de vez no time valenciano, que o promoveu mundialmente por também ser uma peça importante na seleção da Espanha.

Em 2010, foi vendido ao Manchester City em uma das primeiras contratações do City Group após a aquisição do clube inglês, participou da retomada da equipe britânica ao panteão do futebol local e ficou por uma década. Em agosto de 2020, confirmou o retorno à Espanha, onde esteve na Real Sociedad nas últimas três temporadas. Poderia permanecer para a disputa do clube basco na Uefa Champions League, mas a lesão no joelho mudou os planos de forma definitiva. Na seleção espanhola, obteve destaque desde as categorias de base, como ocorreu com o Valencia, e tem seu nome inscrito nas páginas mais vitoriosas e gloriosas de La Roja. Foram 125 convocações e 35 gols marcados apenas na equipe principal.

Ao longo de sua carreira no futebol profissional, entre clubes e seleção, foram 869 jogos, com 156 gols marcados e 226 assistências. Venceu a Copa do Rei duas vezes, em 2008 pelo Valencia e 2020 pela Real Sociedad. Com o Manchester City, viveu o auge. Ganhou três Supercopas da Inglaterra (Community Shield - 2013, 2019 e 2020), cinco Copas da Liga Inglesa (EFL Cup - 2014, 2016, 2018, 2019 e 2020), duas Copas da Inglaterra (FA Cup - 2011 e 2019) e quatro Premier League (2012, 2014, 2018 e 2019). Com a seleção da Espanha, conquistou a Euro Sub-19 em 2004, a Euro em 2008 e 2012 e a Copa do Mundo em 2010. Os clubes por onde passou e a seleção prestaram homenagens em suas respectivas redes sociais.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade