PUBLICIDADE

Hegemonias mantidas e sinal de alerta para gigantes: fim dos Estaduais

Brasileirão vai começar com equipes em alta, mas outras tendo que rever muitas coisas para não repetir o rendimento abaixo nos estaduais

7 abr 2024 - 22h16
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Equipes que tiveram desempenhos interessantes em seus estaduais, com destaque para o Vitória, Palmeiras, Santos, Grêmio, Atlético-MG e Flamengo; e equipes em que é necessário o alerta, Bahia, Fluminense, Vasco, Botafogo, Inter e Corinthians.
Foto: Estadão

Os campeonatos estaduais terminaram neste domingo, 7, com Flamengo, Palmeiras, Vitória e Atlético-MG garantindo títulos. No dia anterior, outros torcedores puderam comemorar mais uma conquista estadual, como os gremistas. O início da temporada foi marcado por algumas hegemonias mantidas, mas outras equipes ligaram o sinal de alerta. 

Sinal verde: fizeram um bom estadual e prometem no Brasileirão 

Vitória

O atual campeão da Série B não poderia começar melhor a temporada. Mesmo com reforços badalados do rival, impulsionados com a chegada do Grupo City, o trabalho de Léo Condé se sobressaiu, mesmo com algumas mudanças em relação ao time do ano passado. 

Mesmo com um início instável, principalmente na Copa do Nordeste, o time se encaixou na reta final do Baianão e foi muito competitivo contra o maior rival. Inicia o Brasileirão para brigar contra o rebaixamento, mas pode sonhar com uma campanha segura. 

Palmeiras 

Por falar em hegemonia, o Palmeiras se consolida mais uma vez como o principal time paulista, bem como favorito às conquistas nacionais e continentais. O time comandado por Abel Ferreira se mostra sólido e mesmo não encantando, faz o que precisa: vence. Mesmo a saída de Endrick, que deve ser sentida, não tira o Verdão da lista dos favoritos em 2024. 

Santos

Nem o torcedor santista mais otimista esperava disputar uma final depois de três anos seguidos caindo na primeira fase. Carille montou um elenco que compete e, até por vezes, encanta. Mesmo com uma queda de rendimento na reta final, principalmente quando já estava classificado para o mata-mata, o saldo é muito positivo. 

Em seu primeiro ano na Série B, o time parece ter a cara da competição, com jogadores querendo se provar e com muita experiência. Inevitavelmente, pinta como favorito ao título da segunda divisão.

Grêmio 

Campeão do Gauchão pela sétima vez seguida, o time deu umas escorregadas no início, sentindo muita falta de Luis Suárez, que foi para o Inter Miami, dos Estados Unidos. Mas, a chegada de Diego Costa, que foi decisivo na reta final, inclusive fazendo um gol na decisão, fez o time se ajeitar. 

Renato Portaluppi mais uma vez deixa esse time postulante a incomodar nas outras competições. Em nenhum surge como favorito, mas assim como aconteceu no Brasileirão do ano passado, quando brigou pelo título, não vai ser uma carta fora do baralho. 

Bi, tri e até hepta… Veja quem pode aumentar hegemonia nos estaduais neste fim de semana Bi, tri e até hepta… Veja quem pode aumentar hegemonia nos estaduais neste fim de semana

Atlético-MG

A crise com Felipão, não pelos resultados ruins, mas pelo atrito com a torcida, parece ter ficado para trás. Gabriel Milito chegou ajeitando e melhorando o time, que conseguiu vencer e convencer contra o Cruzeiro, uma pedra no sapato. 

O trabalho, que já começa vencedor, tem tudo para ser ainda mais potencializado pelo treinador argentino, principalmente com um forte poder ofensivo, com Hulk e Paulinho. 

Cruzeiro

Mesmo perdendo para o maior rival na final, o Cruzeiro foi colocado no sinal verde. Larcámon mostrou um bom trabalho no estadual, perdendo apenas um jogo na primeira fase. O time competiu e mostrou bons valores. Matheus Pereira pinta como 'o cara', conduzindo como um clássico camisa 10 e pode ser ali, a chave para um bom ano da Raposa. 

Flamengo

Talvez o maior salto de qualidade de todas as equipes citadas em relação ao ano passado foi o Flamengo. Com Tite, o time não sofre gols com frequência, é seguro defensivamente e consegue deixar seus homens de frente, como Arrascaeta, Bruno Henrique, Cebolinha, Pedro e companhia, resolverem os jogos. 

O trabalho do técnico foi sólido como sua campanha do estadual, onde não sofreu em nenhum momento. Volta a estar com o Palmeiras, como as duas principais equipes do futebol brasileiro. 

Sinal vermelho: é o momento do alerta

Bahia

A equipe comandada por Rogério Ceni mostrou muito bom futebol em diversos momentos na temporada, principalmente com um meio-campo formado com Jean Lucas, Clauly e Éverton Ribeiro. Todavia, nas fases decisivas, voltou a ter as fragilidades do ano passado, quando brigou para não cair. 

Além de reforços, como a chegada de um bom camisa 9, o time precisa se ajeitar na defesa, seja com contratações ou com proteção dos demais atletas. 

Fluminense

O ano de 2023 marcou o Fluminense como o principal time carioca, mas isso mudou com a virada para 2024. O time de Diniz ainda está longe do auge que demonstrou nos títulos Cariocas e da Libertadores, e precisa rapidamente voltar com o bom futebol. Contra o maior rival, durante 180 minutos, sequer incomodou. 

Vasco 

Até a semifinal do Carioca, mesmo com altos e baixos, o saldo era positivo, mas a eliminação contra o Nova Iguaçu, sendo pior que o adversário nos dois confrontos, mostrou as deficiências do time. 

Ramon Díaz tem feito um bom trabalho e existe o sentimento do torcedor, que o problema não está ali. As polêmicas na relação da 777 partners com o clube, principalmente no assunto contratações, pode atrapalhar, ainda mais, o ano do clube. 

Botafogo

O Botafogo foi o time que mais decepcionou neste ano em termos de estaduais. Mesmo com a derrocada no ano passado, o time fez contratações e era esperado uma reação, mas caiu ainda na primeira fase. 

Agora sob o comando de Artur Jorge, o time pode deslanchar, mas até aqui, mostrou muito pouco e preocupa. 

Internacional

Mesmo com um bom técnico, time competitivo, apoio da torcida e tudo mais, o Inter decepcionou neste início do ano. O pior: viu seu rival campeão pela sétima vez seguida. Coudet ainda precisa encaixar algumas peças, encontrar opções, mas tem elenco para sair dessa situação rapidamente. 

Corinthians 

No Paulistão foi decepcionante, mas a chegada de António Oliveira ainda causa um fio de esperança aos corintianos. A equipe passou por uma grande reformulação, com a chegada de 11 reforços, mas ainda não deu liga. 

São Paulo 

Thiago Carpini começou bem seu trabalho, mas aos poucos foi definhando o legado deixado por Dorival. O time tricolor pouco apresenta em termos de ideia e não conseguiu competir no estadual. É uma das equipes que mais precisa ligar o alerta este ano. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade