PUBLICIDADE

Estaduais

Estaduais chegam ao fim; menos o do Amapá, que nem começou

11 mai 2017 - 12h10
(atualizado às 12h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Neste ano, sete clubes estão credenciados para a disputa do Amapazão – Santos, São Paulo, Santana, Independente, Trem, Ypiranga e Macapá.
Neste ano, sete clubes estão credenciados para a disputa do Amapazão – Santos, São Paulo, Santana, Independente, Trem, Ypiranga e Macapá.
Foto: iStock

Enquanto a maioria dos campeões estaduais de 2017 já são conhecidos e os demais devem erguer a taça até o final de maio, o calendário do futebol brasileiro reserva uma curiosidade para o torcedor. O campeonato do Amapá só vai começar em junho e terá a duração de três meses.

Há, no entanto, uma explicação para isso. Com poucos recursos e sem ser atrativo para o público, a competição se inicia no meio do ano para que, antes, os clubes possam ver em ação seus times de base e dali captarem reforços para as equipes profissionais.

Portanto, no Amapá, as categorias de base (sub-17, sub-20 e sub-23) disputam torneios oficiais no primeiro semestre para dar suporte aos times de cima. Neste ano, sete clubes estão credenciados para a disputa do Amapazão – Santos, São Paulo, Santana, Independente, Trem, Ypiranga e Macapá.

No ano passado, apenas cinco participaram do campeonato. Em 2015, foram nove. Esse vaivém está relacionado à dificuldade financeira dos clubes do Estado.

Apesar de todos os problemas, o futebol do Amapá conseguiu uma façanha neste início de 2017. Levou o Santos, campeão estadual de 2016, à fase semifinal da Copa Verde, na qual acabou eliminado pelo Paysandu.

Veja também

Com muitos reservas, Fla empata sem gols com Atlético-GO no Maracanã:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade