É Mundial ou não? O que diz a FIFA sobre o novo formato do Intercontinental
Entidade máxima do futebol mudou o formato da competição ao longo dos anos, o que gera intenso debate entre os torcedores
A FIFA reconhece os títulos da Copa Intercontinental (1960-2004) como mundiais, mas distingue-os da "Copa do Mundo de Clubes da FIFA". Em 2025, foi lançado um novo Mundial de Clubes com 32 equipes.
Nesta quarta-feira, 10, o Flamengo estreia no Intercontinental diante do Cruz Azul, do México. A presença do Rubro-Negro na competição reacendeu um debate que ganhou espaço no universo do futebol nos últimos anos sobre o título da competição ser ou não considerado uma conquista de Mundial.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A Copa Intercontinental foi disputada originalmente entre 1960 e 2004, e desde 1980 promoveu a final entre o campeão da Libertadores e o vencedor da Liga dos Campeões da Europa, em partidas disputadas no Japão.
Dessa maneira, os clubes sul-americanos sempre trataram a competição como um Mundial, atuando nas decisões com extrema valorização. Santos, Grêmio, São Paulo e o próprio Flamengo levantaram a taça nesse cenário.
Entre 2000 e 2024, contudo, a Fifa ampliou o torneio para todos os continentes, o que o transformou no conhecido Mundial de Clubes. O Corinthians, campeão brasileiro em 1998 e 1999, foi convidado para representar o Brasil, país sede da competição, e conquistou o título inaugural.
A polêmica ganhou o seu capítulo principal em 2017, quando a Fifa passou a reconhecer oficialmente todos os campeões da Copa Intercontinental (1960 - 2004) como campões mundiais. Entretanto, há uma distinção feita pela entidade: tais clubes têm o título mundial, mas não o da 'Copa do Mundo de Clubes da Fifa', disputada anualmente desde 2005.
Já em 2025, houve o lançamento e disputa, nos Estados Unidos, de um novo Mundial de Clubes da Fifa. O torneio acontecerá a cada quatro anos, sendo disputado por 32 clubes. O Chelsea foi o vencedor deste ano e, por isso, é tratado pela entidade como o único campeão do Mundial de Clubes.
Com esse cenário de tantas reviravoltas de significados, o Flamengo, do técnico Filipe Luís, entra em campo para medir forças com os mexicanos, nesta quarta-feira, 10, pelo Intercontinental, a partir das 14h (de Brasília).
Caso vença o Cruz Azul na quarta-feira, o Rubro-Negro enfrentará o Pyramids, do Egito, como adversário na terceira fase. Essa partida está marcada para o próximo dia 13. Se avançar, os cariocas vão duelar com o PSG na decisão do título. A final está marcada para o dia 17.