PUBLICIDADE

Terra no Catar

Nada de calor! Saiba como funciona o ar-condicionado que está gelando a Copa no deserto

Sensação térmica fica na casa dos 20º C em todos os estádios do Mundial no Catar

23 nov 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Estádios do Catar têm até ar condicionado
Estádios do Catar têm até ar condicionado
Foto: Fifa

Sabe aquele papo que você podia abrir mão de um casaco para curtir a Copa do Mundo no Catar? Pois bem, é melhor você colocar uma peça leve se pretende acompanhar alguma partida direto dos estádios cataris. Eles realmente cumpriram a promessa e criaram um sistema de refrigeração eficiente.

Veja a agenda dos jogos da Copa do Mundo 2022 e acompanhe os resultados e a classificação dos times

Com altas médias mesmo até no outono, o ar-condicionado desenvolvido pela Qatar University mantém a temperatura entre 18ºC e 24ºC. A reportagem do Terra já passou pelo Al Bayt Stadium, pelo Lusail Stadium e pelo Al Janoub. Em todos, ficou mais perto de sentir frio do que calor. E olha que a passagem pelo segundo aconteceu às 13h para o jogo entre Argentina e Arábia Saudita. Do lado de fora, os termômetros estavam perto da casa dos 30ºC.

Ar condicionado do estádio Al Janoub
Ar condicionado do estádio Al Janoub
Foto: Aline Küller/Terra
Ar condicionado do estádio Al Janoub
Ar condicionado do estádio Al Janoub
Foto: Aline Küller/Terra
Ar condicionado do estádio Lusail
Ar condicionado do estádio Lusail
Foto: Aline Küller/Terra

O professor Saud Abdulaziz Abdul Ghani, um dos criadores do sistema, explicou que a tecnologia utiliza dutos de ar condicionado alimentados por meio de energia solar. O grande objetivo é diminuir a temperatura nas áreas mais movimentadas dos estádios.

"Nosso sistema resfria apenas as áreas com pessoas, que são o campo e as arquibancadas. Pelo formato, os estádios atuam como barreira, o que cria uma 'bolha de frio' no interior", disse. "Nossa técnica de circulação de ar resfria o ambiente, filtra o ar e o empurra aos jogadores e torcedores. Cada estádio será refrigerado a uma temperatura conforável de 20º C, e ainda com um sistema comprometido com sustentabilidade e respeito ao meio-ambiente", completou.

Ghani explicou que a tecnologia é a mesma que o Catar utiliza nas fazendas para conseguir realizar vários cultivos mesmo com as temperaturas perto dos 50º C no verão. 

"Uma das promessas da Copa do Mundo do Catar foi estimular a inovação tecnológica e já estamos testemunhando o legado da tecnologia de refrigeração. Meu sonho é ver essa tecnologia levada adiante e desenvolvida para beneficiar outras comunidades em todo o mundo", declarou o professor.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade