PUBLICIDADE

VAR, cabelo de Neymar e 'Messi pipoca': veja resumo do dia

16 jun 2018 18h33
| atualizado em 21/6/2018 às 19h48
ver comentários
Publicidade

A Copa do Mundo da Rússia teve, neste sábado, o único dia com quatro jogos em horários diferentes, ou seja, quem teve disposição pôde ficar 11 horas apenas assistindo às partidas. Se o nível dos jogos decepcionou, não faltaram histórias para contar. 

França 2 x 1 Austrália

Pogba marcou o gol da vitória da França sobre a Austrália
Pogba marcou o gol da vitória da França sobre a Austrália
Foto: EPA / Ansa

O primeiro jogo do dia, que começou às 7h (horário de Brasília) contou com a primeira marcação de pênalti com auxílio do VAR (sigla em inglês de video assistant referee ou árbitro assistente de vídeo). A novidade promete acabar com algumas discussões sobre erros ou acertos dos juízes durante e após as partidas. Já no final, outro recurso tecnológico, o sensor que avisa ao juiz se a bola cruzou completamente a linha do gol, confirmou mais um tento.

A França foi a beneficiada nos dois lances. Já a Austrália fez um gol em um pênalti à moda antiga: um zagueiro francês se confundiu de esporte e resolveu bloquear um cruzamento com a mão. Para a decepção dos brasileiros, não foi Luís Roberto quem narrou o jogo na Globo, nos privando de um reencontro entre ele e os "negros maravilhosos". Outra história que segue em aberto é a do atacante Tim Cahill, que pode marcar gol pela quarta copa consecutiva, se igualando a Cristiano Ronaldo, Pelé, Klose e Uwe Seeler. O australiano, veterano de quase 40 anos, não entrou em campo.

Argentina 1 x 1 Islândia

Messi lamenta empate da Argentina
Messi lamenta empate da Argentina
Foto: Reuters

Lionel Messi entrou em campo pressionado. Esta é a quarta Copa do Mundo que ele disputa e a terceira em que é o protagonista da seleção argentina, que não vence nenhum título há quase trinta anos. Além disso, Cristiano Ronaldo havia acabado de fazer uma partida história por Portugal, incendiando a rivalidade entre os dois. Entretanto, a Islândia não inventou: colocou três defensores em volta de Messi durante toda a partida e o argentino pouco pôde fazer, apesar de tentar chamar a responsabilidade. 

A chance mais clara veio no segundo tempo, quando ele se apresentou para cobrar um pênalti, que ele chutou à meia altura no canto direito de Halldórsson, que espalmou. Para os argentinos e para Messi, o empate doeu. Já para os islandeses, o resultado foi histórico. Depois de avançar até as quartas de final na Eurocopa de 2016, a seleção mira voos tão altos quanto na Rússia - para a alegria dos 5.000 compatriotas que foram ver os jogos in loco. 

E é claro, a internet não perdoou Messi.

Peru 0 x 1 Dinamarca

Peru x Dinamarca
Peru x Dinamarca
Foto: Reuters

A saga de Paolo Guerrero (capitão, artilheiro e principal jogador do Peru) para tentar jogar na Rússia foi uma das mais comoventes dos últimos tempos. Em cima da hora, ele conseguiu a autorização, se uniu ao grupo e... ficou no banco de reservas até os 15 minutos do segunto tempo. O treinador Ricardo Gareca deu explicações rasas para sua decisão, que pode ter custado a classificação da seleção, ausente em Copas há 36 anos. Isso porque antes de Guerrero entrar o Peru teve um pênalti (também marcado pelo VAR) perdido por Cueva, além de pelo menos outras duas oportunidades claras de gol que provavelmente não seriam desperdiçadas.

O Peru não sentiu a pressão e foi grande na partida, mas a Dinamarca marcou um golzinho de contra-ataque e depois resistiu às marteladas sul-americanas até o fim do jogo. Apesar da festa dos torcedores nas arquibancadas, o Peru não conseguiu voltar a fazer gols em Copas. Já a internet voltou à quinta série, como sempre acontece quando o Peru está em campo.

Croácia 2 x 0 Nigéria

Croácia x Nigéria
Croácia x Nigéria
Foto: Julian Finney / Getty Images

No último jogo do dia, a primeira decepção foi a Nigéria não usar o padrão 1 na estreia da Copa. Atuando de verde escuro, a seleção africana acabou não se impondo frente aos croatas, que venceram com um gol contra e um gol de pênalti cometido em uma jogada muito infantil. O jogo foi o menos empolgante do dia, com as duas equipes não apresentando um bom nível técnico.

Já o brasileiro Sandro Meira Ricci estreou na copa "de verdade", depois de ser o 4º árbitro na partida entre Rússia e Arábia Saudita.

Cabelo loiro de Neymar, prestes a jogar com o Brasil na Copa do Mundo, gerou comentários na internet
Cabelo loiro de Neymar, prestes a jogar com o Brasil na Copa do Mundo, gerou comentários na internet
Foto: Divulgação, Mowa Press / Pedro Martins / PurePeople

Além dos jogos, a Copa contou com um reforço: o penteado de Neymar, que resolveu mudar o visual na véspera da estreia do Brasil. A Seleção Brasileira tambem teve a confirmação de quem será seu capitão: Marcelo. Já o meia Fred foi confirmado como desfalque para a estreia, mas não foi cortado da Copa. Ele deve ser opção para a partida contra a Costa Rica.

Confira a tabela da Copa e se informe para o domingo, que terá as estreias de duas favoritas: Brasil e Alemanha.

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade