Campeão mundial rebate Mbappé sobre nível do Brasil e seleções sul-americanas
Em ano de Copa do Mundo, craque francês disse que brasileiros e argentinos estão abaixo dos europeus
Em maio deste ano, em entrevista à "TNT Sports", Mbappé disse que o nível de futebol de Brasil e Argentina é inferior ao dos europeus — apesar de colocar a Seleção Brasileira como uma das favoritas para a Copa do Mundo 2022. Juliano Belletti, pentacampeão mundial com a camisa verde e amarela em 2002, rebateu a fala do francês e destacou que as duas realidades são diferentes.
- O nível competitivo dos dois locais tem que ser analisado de um jeito diferente. Futebol sul-americano é bem diferente do europeu, nem melhor, nem pior. Por mais que Mbappé tenha falado isso, só o Brasil é pentacampeão do mundo. Só o Brasil ganhou cinco vezes o Mundial. Só o Brasil enfrentou seleções europeias de todos os níveis e conseguiu vencer cinco mundiais - disse o ex-lateral em resposta ao LANCE!, durante coletiva do tour da taça da Copa do Mundo.
Na entrevista de Mbappé em questão, o jogador destacou que o Brasil é uma boa equipe, mas ele pensa que as seleções europeias estão acima das sul-americanas por sempre jogarem "partidas de alto nível" pela Nations League, por exemplo. Na América do Sul, os países acabam somente se desafiando e só disputam amistosos com times de fora da Europa.
- O Brasil é uma boa equipe. Existem várias equipes europeias também porque a vantagem que nós temos aqui é que sempre jogamos partidas de alto nível. Temos a Nations League, por exemplo. Quando a gente chega na Copa do Mundo estamos prontos - avaliou o atleta.
- A Argentina e o Brasil nesse aspecto não têm isso. Na América do Sul, o futebol não é tão avançado quanto na Europa. Por isso que quando você olha para as últimas Copas, sempre são os europeus que ganham - completou o francês do PSG.
Outro que entrou em "rota de colisão" com a Seleção Brasileira foi João Félix, jogador de Atlético de Madrid e Portugal. Em setembro, em entrevista à "TNT Sports", ele revelou que tem vontade de enfrentar o Brasil para "acabar com a dúvida sobre quem é melhor".
- Nunca joguei contra o Brasil, seria um jogo interessante. Matheus Cunha (brasileiro e companheiro de Atlético de Madrid) sempre fala que a Seleção Brasileira é melhor que a de Portugal. O Brasil tem grandes jogadores, mas não é melhor. Eu queria jogar contra eles somente para acabar com essa discussão. Só por isso - brincou o jogador de 22 anos.
Beletti entrou na onda das provocações e reiterou sua posição contrária às opiniões de Mbappé e João Félix. O ex-jogador aproveitou e mandou recado ao mundo: "O hexa está mais próximo do que em outras ocasiões".
- Não concordo com a opinião deles. Agora, uma Copa do Mundo serve também pra tirar essas dúvidas de todo mundo, né? São sete jogos, uma competição intensa e curta. Mas vai mostrar para o mundo quem é a melhor seleção do futebol. Lembrando novamente a esses jogadores, e os outros, que só o Brasil é penta. Na minha opinião, o hexa está mais próximo do que em outras ocasiões - disse.
O torneio mais importante entre seleções começa no dia 20 de novembro, com o jogo entre Qatar e Equador, no Estádio Al Bayt, às 13h (de Brasília). A Seleção Brasileira estreia no dia 24, contra a Sérvia, no Estádio Lusail, às 16h (de Brasília).
Veja o calendário do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo
24/11: Brasil x Sérvia - 16h (horário de Brasília)
28/11: Brasil x Suíça - 13h (horário de Brasília)
02/12: Camarões x Brasil - 16h (horário de Brasília)