Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

Ídolo do Flamengo, Evaristo de Macedo recebe homenagem

11 jun 2023 - 20h10
Compartilhar
Exibir comentários

Antes do início do jogo entre Flamengo e Grêmio, neste domingo (11/6), no Maracanã, o Flamengo prestou homenagem a um dos maiores ícones da história do clube, e também do futebol brasileiro, Evaristo de Macedo. Afinal, ele completou 90 anos de idade e boa parte dessa vivência foi nos gramados onde encantou torcidas no Brasil e no exterior. Atacante nos anos 50, Evaristo fez 104 gols em 190 jogos pelo Rubro-Negro. É o 18º maior goleador da história do Flamengo.

Gabigol, que é o oitavo nesse ranking, não perdeu a oportunidade de exaltar a herança de Evaristo. Gabi é reconhecidamente um atleta que respeita os grandes personagens da história do clube. Da mesma forma,  Evaristo vem acompanhando os feitos das novas gerações. Assim, é uma via de mão dupla.

"O que vale é o sentimento que você tem e guarda. Agora estão chegando novos craques", disse Evaristo, após receber um abraço carinhoso de Gabigol, que joga na mesma posição do ex-craque.

Evaristo tem seus 90 anos celebrados pelo Flamengo em evento antes do duelo do time contra o Grêmio, no Maracanã – 
Evaristo tem seus 90 anos celebrados pelo Flamengo em evento antes do duelo do time contra o Grêmio, no Maracanã –
Foto: Wagner Meier/Getty Images / Jogada10

Evaristo recebeu uma camisa do Flamengo com o número 90 e uma placa comemorativa pelo aniversário. Além da importância de seu talento para o Rubro-Negro,  Evaristo também  fez história na Seleção Brasileira. E tornou-se ídolo em dois dos maiores clubes do futebol europeu:  Barcelona e Real Madrid.

Evaristo recebe o carinho de Gabigol durante homenagem antes do jogo do Flamengo com o Grêmio – Reprodução de vídeo Premiere
Evaristo recebe o carinho de Gabigol durante homenagem antes do jogo do Flamengo com o Grêmio – Reprodução de vídeo Premiere
Foto: Jogada10

Lenda do Flamengo, do Barcelona e do futebol

Evaristo de Macedo nasceu em 22 de junho de 1933, no Rio. Até os 19 anos defendeu o Madureira. Mas entre 1952 e 1957 foi astro do Flamengo, ganhando um tricampeonato carioca e chegando à Seleção Brasileira. Aliás, com a camisa do Brasil, tem um recorde: é o único jogador que fez cinco gols pelos Canarinhos numa única partida. Em 1957, foi para o Barcelona. Por isso, não disputou a Copa de 1958. No clube catalão (onde ficou até 1962), se tornou um astro. Foram dois títulos espanhóis, 105 gols em 150 partidas. Até hoje é considerado um dos maiores da história. Seguiu para o Real Madrid e atuou nos Merengues entre 1962 e 1965. Foi tricampeão espanhol. Voltou para o Brasil onde encerrou a carreira.

Fera também como técnico

Mas se Evaristo foi um astro nos gramados, fora dele também brilhou intensamente como treinador. Comandou as principais equipes do Brasil (várias vezes do Flamengo) e também na Seleção Brasileira. Como principais títulos, o Brasileiro de 1988 pelo Bahia e a Copa do Rei, pelo Barcelona. No Grêmio, ganhou a Copa do Brasil de 1997. E Paulo Nunes, que jogou no time gremista naquele  ano, foi comandado por Evaristo e protagonizou um momento muito pitoresco.  Comentarista da SporTV, Paulo pediu ao repórter que desse um recado a Evaristo antes de encerrar a entrevista. Paulo disse que deu trabalho ao então treinador, mas que até hoje o adora. Evaristo, então, respondeu com bom humor:

"Paulo, eu aturei muito você, hein. Você tem que me respeitar e tem que querer o melhor pra mim porque você não era fácil".

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade