PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Lateral esquerda do Corinthians vira grande problema na reta final da temporada; veja alternativas

Fábio Santos e Matheus Bidu não passam segurança e apresentam problemas no setor, especialmente na parte defensiva

21 set 2023 - 05h02
(atualizado às 08h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: (Rodrigo Coca/Corinthians)/ Gazeta Esportiva

Uma posição específica tem dado dor de cabeça para o torcedor do Corinthians: a lateral esquerda. Fábio Santos e Matheus Bidu não passam segurança e apresentam problemas no setor, especialmente na parte defensiva.

Fábio é o titular da posição, com 42 jogos disputados no ano, sendo 34 como titular. O experiente de 38 anos vem de uma atuação ruim contra o Grêmio, tendo falhado em lances capitais, apesar de ter marcado um gol.

Bidu é o reserva imediato do camisa 6, com 29 jogos, sendo 22 desde o início. O jogador oferece mais recurso técnico no ataque, mas falha com frequência na defesa, como na derrota recente para o Fortaleza, na Arena Castelão.

O técnico Vanderlei Luxemburgo se vê em uma situação complicada, já que não tem outras opções no setor. Vitor Meer é o titular da posição na equipe sub-20, mas não vem tendo espaço nos treinos do profissional.

Uma alternativa é colocar Caetano como lateral esquerdo, função que já executou ao longo de sua formação. O defensor pode funcionar como um terceiro zagueiro na saída de bola e se posicionar como lateral no momento defensivo, compondo a linha de quatro.

Quem também já atuou na posição é Guilherme Biro. O início de sua trajetória na base, inclusive, foi como lateral esquerdo. Com o passar do tempo, o jogador passou a atuar como meio-campista, muito pela sua capacidade técnica para jogar em zonas mais avançadas do campo.

Biro daria oura característica em relação a Caetano, já que possui maior repertório ofensivo e apoiaria mais o ataque. O jovem perdeu espaço recentemente com Luxa, pois não correspondeu como esperado quando iniciou jogando, geralmente pelas pontas do campo.

Uma outra opção, embora improvável, seria a utilização de Bruno Méndez como lateral esquerdo. No começo de 2021, o uruguaio jogou duas vezes no setor, quando a covid-19 afetou muitos atletas do elenco do Alvinegro, entre eles Fábio Santos e Lucas Piton. Depois dessas ocasiões, Bruno nunca mais fez esse papel.

É com essa "dor de cabeça" que o Corinthians entra para a reta final da temporada, com Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana em disputa. A tendência é que Fábio Santos siga como titular da posição, pelo menos nos principais confrontos da equipe.

O contrato do ídolo do Timão é válido apenas até o final da temporada e a expectativa é que o vínculo não seja renovado. Já Bidu foi contratado no início do ano e possui acordo até dezembro de 2025.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade