PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Nada de retranca! Luxemburgo quer Corinthians com mais posse de bola; entenda

21 set 2023 - 06h05
Compartilhar
Exibir comentários

O técnico Vanderlei Luxemburgo quer um Corinthians com mais posse de bola, que controle as partidas a partir da troca de passes. O treinador deixou claro, após o empate com o Grêmio, que isso pode significar um time que corra mais riscos no setor defensivo.

Foto: ( Rodrigo Coca/Corinthians) / Gazeta Esportiva

"Nós tínhamos um time mais reativo, hoje temos um time mais proativo. Jogando de forma proativa, vamos ser mais vulneráveis, ainda mais contra o terceiro colocado", disse o treinador, que viu sua equipe empatar com o Tricolor Gaúcho por 4 a 4 em Itaquera.

"Se quisermos buscar alguma coisa (na temporada), precisamos jogar em cima do adversário. Temos um meio-campo de toque de bola e se a gente entrar só na intensidade vamos ter prejuízos. Precisamos mastigar a bola, cadenciar, como foi no quarto gol. Temos essa qualidade para isso", comentou o técnico.

Na visão de Vanderlei, o Corinthians não possui características para disputar um jogo de transição, de verticalidade. O técnico entende que o Timão tem um time mais experiente, de refino técnico, e menos intensidade para percorrer longas distâncias no campo.

"Não temos a juventude e a intensidade para verticalizar o jogo. Preciso que essa qualidade aflore e a gente jogue o adversário para trás. Na intensidade, vamos correr para trás toda hora. Isso vai desgastar jogadores, como Renato (Augusto). Temos que mudar isso aí, para que flua de maneira diferente", falou Luxa.

O Corinthians é, neste momento, o 10º colocado no Brasileirão quando o assunto é posse de bola. Segundo a plataforma Sofascore, o time tem 48,5% de controle da posse em média. Quem lidera o quesito é o Fluminense, com 62%.

O Timão costuma ter uma postura reativa especialmente quando joga longe de seus domínios. Nessas ocasiões, a equipe prioriza uma defesa que atua com linhas baixas e um ataque vertical, com muitas bolas longas.

A próxima chance do Corinthians apresentar essa proatividade será nada mais, nada menos do que contra o líder do Campeonato Brasileiro, Botafogo. As equipes se enfrentam nesta sexta-feira, às 20 horas (de Brasília), na Neo Química Arena.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade