Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tsunoda aproveita toque entre Schumacher e Shwartzman e vence em Silverstone

A corrida 2 da Fórmula 2 neste domingo em Silverstone caiu no colo de Yuki Tsunoda. O japonês da Carlin acompanhava de perto a disputa entre Robert Shwartzman e Mick Schumacher, da Prema. Os dois se tocaram nas voltas finais, e o pupilo da Red Bull tirou proveito do incidente para subir de terceiro para primeiro e vencer pela 1ª vez na categoria

9 ago 2020 - 07h03
(atualizado às 07h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Yuki Tsunoda venceu a corrida 2 da Fórmula 2 em Silverstone
Yuki Tsunoda venceu a corrida 2 da Fórmula 2 em Silverstone
Foto: Honda Racing / Grande Prêmio

Yuki Tsunoda foi o grande vencedor da corrida que encerrou a segunda rodada dupla da Fórmula 2 em Silverstone. Na manhã deste domingo (9), o japonês da Carlin e protegido do programa de jovens pilotos da Red Bull tirou proveito de um incidente entre Robert Shwartzman e Mick Schumacher, que disputavam a vitória, passou os dois competidores da Prema e partiu para triunfar pela primeira vez na categoria de acesso à Fórmula 2.

O incidente foi considerado de corrida pela direção de prova e não acarretou em punições. Mas Schumacher pediu desculpas a Shwartzman pelo toque. O russo, que chegou à Inglaterra como líder do campeonato, despencou na classificação. Na corrida desta manhã, foi apenas o 13º colocado.

Schumacher e Jack Aitken, da Campos, completaram o pódio em Silverstone. Louis Delétraz foi o quarto colocado com o carro da Charouz, enquanto Guanyu Zhou, da UNI-Virtuosi, fechou a lista dos cinco primeiros. Callum Ilott, vencedor da corrida do último sábado, foi o sexto, seguido por Dan Ticktum, da Dams, e Nikita Mazepin, da Hitech. Jehan Daruvala, companheiro de equipe de Tsunoda, foi o nono, e Luca Ghiotto completou a relação do top-10.

Yuki Tsunoda venceu a corrida 2 da Fórmula 2 em Silverstone
Yuki Tsunoda venceu a corrida 2 da Fórmula 2 em Silverstone
Foto: Honda Racing / Grande Prêmio

Entre os brasileiros, Felipe Drugovich, da MP Motorsport, terminou em 12º. Pedro Piquet finalizou em 16º com o carro da Charouz, três posições à frente de Guilherme Samaia, da Campos.

Com os resultados deste segundo fim de semana seguido em Silverstone, Ilott lidera o campeonato com 106 pontos, contra 87 de Christian Lundgaard. O dinamarquês vinha em condições de somar tentos importantes, mas sofreu com um pneu furado e terminou a disputa deste domingo em último. Shwartzman, por sua vez, viveu dois finais de semana terríveis na Inglaterra e somou apenas 4 pontos em quatro corridas. O russo agora tem 85 tentos, contra 64 de Delétraz e 61 de Mazepin, o quinto na tabela.

A Fórmula 2 volta a acelerar no próximo fim de semana com a disputa da rodada dupla da Espanha, em Barcelona.

Saiba como foi a corrida 2 da Fórmula 2 em Silverstone

Em razão da regra do grid invertido para os oito primeiros colocados da corrida 1, Robert Shwartzman largou na pole nesta manhã em Silverstone. O russo, até então, havia levado o maior prejuízo por conta de três corridas muito ruins na Inglaterra. De líder do campeonato, o piloto da Prema e membro da Academia da Ferrari caiu para terceiro lugar. Shwartzman dividiu a primeira fila com Mick Schumacher, seu companheiro de equipe. Yuki Tsunoda, da Carlin, e Louis Delétraz, da Charouz, largaram logo atrás, com Nikita Mazepin, da Hitech, e Jack Aitken, da Campos, em quinto e sexto, respectivamente. Christian Lundgaard, da ART Grand Prix, partiu em sétimo, seguido pelo vencedor do sábado, Callum Ilott, da UNI-Virtuosi.

Felipe Drugovich, da MP Motorsport, partiu em décimo, enquanto Guilherme Samaia, da Campos, foi o 20º. Pedro Piquet, com o carro da Charouz, abriu a última fila para largar lado a lado com Sean Gelael, da Dams.

Shwartzman manteve a dianteira na largada e foi seguido muito de perto por Schumacher. Tsunoda seguiu em terceiro, à frente de Delétraz, enquanto Lundgaard pulou de sétimo para quinto. Ilott perdeu duas posições e caiu para décimo, assim como Drugovich, que passou em 12º no início da disputa. A luta do brasileiro no começo da prova era com Jehan Daruvala, piloto indiano da Carlin.

Pedro Piquet roda após incidente com Roy Nissany
Pedro Piquet roda após incidente com Roy Nissany
Foto: F2/Twitter / Grande Prêmio

Pedro Piquet, que tentava se recuperar e já havia feito algumas ultrapassagens, se envolveu em um incidente com Roy Nissany e caiu para 21º e último, uma vez que Gelael já havia abandonado. E Schumacher, que buscava se manter perto de Shwartzman, deu uma pequena escapada na curva Brooklands e perdeu tempo, mas continuou em segundo lugar.

Shwartzman tinha uma vantagem de 2s para Schumacher, enquanto Tsunoda seguia em quinto e Aitken vinha mais atrás. A grande disputa depois de nove voltas completadas era pela quinta posição e envolvia cinco pilotos: Delétraz, Lundgaard, Guanyu Zhou, Nikita Mazepin, Ilott e Dan Ticktum.

A partir da décima volta, Shwartzman começou a sofrer com os pneus traseiros e viu a aproximação cada vez maior de Schumacher e Tsunoda. Em quarto Aitken estava mais atrás e tinha 9s2 de desvantagem para o líder. Com a corrida partindo para sua metade final, parecia claro que a luta pela vitória se resumia aos três primeiros.

Lundgaard foi o primeiro a enfrentar problemas críticos com o pneu. O dinamarquês, que usava compostos duros, sofreu um furo no dianteiro esquerdo já na fase final da corrida e viu escapar qualquer chance de um bom resultado neste domingo. Shwartzman, por sua vez, lutava para segurar Schumacher, que tinha melhor ritmo e melhor performance dos seus pneus.

Na volta 19, Schumacher forçou para ultrapassar Shwartzman na curva Brooklands e os dois se tocaram. Tsunoda, que vinha logo atrás, assumiu a liderança da prova com dois giros para a bandeirada. A direção de prova julgou a situação como um incidente normal de corrida e não puniu nenhum dos pilotos da Prema.

Mick Schumacher e Robert Shwartzman se tocaram nas voltas finais em Silverstone
Mick Schumacher e Robert Shwartzman se tocaram nas voltas finais em Silverstone
Foto: Reprodução/TV / Grande Prêmio

O japonês de 20 anos manteve a ponta e conseguiu abrir vantagem para Schumacher, enquanto Shwartzman despencou na corrida por conta dos pneus destruídos, caindo de terceiro para a 13ª colocação.

Ao fim de 21 voltas, Tsunoda, pupilo da Red Bull, cruzou a linha de chegada para vencer pela primeira vez na categoria de acesso à Fórmula 1.

Fórmula 2 2020, Silverstone 2, corrida 2, final:

1 Y TSUNODA Carlin 21 voltas  
2 M SCHUMACHER Prema +3.120  
3 J AITKEN Campos +17.993  
4 L DELÉTRAZ Charouz +20.258  
5 G ZHOU UNI-Virtuosi +21.059  
6 C ILOTT UNI-Virtuosi +22.154  
7 D TICKTUM DAMS +22.913  
8 N MAZEPIN Hitech +25.201  
9 J DARUVALA Carlin +28.672  
10 L GHIOTTO Hitech +29.066  
11 A MARKELOV HWA +33.686  
12 F DRUGOVICH MP  +34.776  
13 R SHWARTZMAN Prema +36.362  
14 M ARMSTRONG ART +37.995  
15 R NISSANY Tirdent +40.151  
16 P PIQUET Charouz +43.748  
17 M SATO Trident +47.202  
18 N MATSUSHITA MP +1:00.275  
19 G SAMAIA Campos +1:01.710  
20 G ALESI HWA +1:31.548  
21 C LUNDGAARD ART +1 volta  
22 S GELAEL DAMS +21 voltas NC
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade