Porsche não descarta retorno ao WEC, afirma Laudenbach
Fabricante alemã encerra programa no WEC em 2025, foca em IMSA e Fórmula E, mas mantém diálogo para possível volta no futuro
A Porsche anunciou na terça-feira a decisão de encerrar seu programa de fábrica no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) ao final da temporada atual, mas não descarta um retorno futuro, segundo Thomas Laudenbach, chefe da Porsche Motorsport. A fabricante alemã, que compete no WEC com o Porsche Penske Motorsport desde o lançamento da plataforma LMDh em 2023, redirecionará seus esforços para o IMSA WeatherTech SportsCar Championship e o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA a partir de 2026.
Em entrevista a três veículos, Laudenbach destacou a importância do endurance para a marca: “As corridas de endurance têm grande significado para a Porsche, e não descartamos um retorno ao WEC em algum momento no futuro.” Ele afirmou que a empresa continuará monitorando o esporte e mantendo contato com os organizadores para avaliar oportunidades. “Continuaremos a fazer o que sempre fazemos, que é acompanhar o esporte e manter as linhas de comunicação abertas com os organizadores,” disse.
A Porsche desempenhou um papel central na criação de uma plataforma unificada que pode estrear em 2030, integrando as categorias LMDh e LMH em um único regulamento técnico para o WEC e o IMSA. A decisão de sair do WEC em 2025 ocorre em meio à crescente concorrência na categoria principal, com a chegada de novas marcas como Genesis, McLaren e Ford em 2026, o que pode impactar o mercado de pilotos.
Laudenbach reconheceu o desafio no gerenciamento de sua equipe de pilotos, que inclui alguns dos principais nomes do automobilismo de endurance. Fontes do indicam que pelo menos três pilotos de fábrica da Porsche no LMDh, incluindo Matt Campbell e Mathieu Jaminet, líderes na classe GTP do IMSA, podem ter opções para deixar seus contratos e negociar com outros fabricantes. Jaminet é cotado para integrar a Genesis, que estreia no WEC em 2026, enquanto Campbell teria iniciado conversas com a McLaren. “Estamos cientes da situação e temos alguns dos melhores pilotos de protótipos do mundo,” afirmou Laudenbach. “É cedo para declarações concretas, mas discussões estão em andamento.”
A Porsche planeja anunciar sua escalação de pilotos para 2026 durante o evento Porsche Night of Champions, no final de novembro. Laudenbach enfatizou a importância de manter o foco na temporada atual: “É importante permanecermos concentrados na temporada atual. Ainda podemos vencer corridas e títulos na final do WEC no Bahrein e na final do IMSA em Road Atlanta.”
No IMSA, a Porsche continuará seu programa de fábrica com o Porsche 963 híbrido em 2026, mantendo a parceria com o Team Penske. A empresa também seguirá ativa nas corridas de GT. “Nossa participação na IMSA com o 963 permanece como programa de fábrica, e também continuaremos nas corridas de GT,” disse Laudenbach. A continuação do programa no IMSA não foi detalhada, mas está confirmada para o próximo ano.