Acidente de Schumacher completa 12 anos: o que se sabe sobre a saúde do ex-piloto de F1
Heptacampeão mundial vive recluso e sob cuidados intensivos desde que bateu a cabeça enquanto esquiava nos alpes franceses, em dezembro de 2013
Nesta segunda-feira, 29 de dezembro, completam-se 12 anos do acidente de Michael Schumacher, em uma estação de esqui de Méribel, na França. O heptacampeão de Fórmula 1 bateu a cabeça enquanto esquiava e teve de ser levado às pressas para o hospital. Desde então, poucas notícias são divulgadas sobre o estado de saúde do alemão, que ficou em coma por meses no início de sua recuperação.
Desde o acidente, a família Schumacher optou por manter a privacidade e divulgar poucas informações sobre o ex-piloto, atualmente com 56 anos. O número de pessoas que podem ter contato com ele também é restrito.
Richard Hopkins, amigo pessoal de Schumacher, recentemente lamentou a falta de atualizações sobre o estado de saúde do alemão. "Acho que não o veremos novamente", disse o ex-chefe de operações da Red Bull, em entrevista ao portal SPORTbible.
Relembrando a data, Corinna Schumacker, esposa do heptacampeão, fez um desabafo sobre o acidente nas redes sociais. Na publicação, a campeã de hipismo lamenta a falta do marido, mas garante que ele "ainda está aqui".
"Sinto falta do Michael todos os dias. Mas não sou só eu que sinto falta dele. São as crianças, a família, o pai dele, todos ao redor dele. Todos sentem falta do Michael, mas o Michael está aqui - diferente, mas aqui. Ele ainda me mostra o quão forte ele é todos os dias", escreveu Corinna no post que acompanha uma foto do casal.
29/12/2013 Meribel
"I miss Michael every day. But it's not just me who misses him. It's the children, the family, his father, everyone around him. Everybody misses Michael, but Michael is here - different, but here. He still shows me how strong he is every day." Corinna ? pic.twitter.com/PhK5sKGgwh
— Michael Schumacher (@_MSchumacher) December 29, 2025
Em abril deste ano, a imprensa alemã noticiou que Schumacher viajou de helicóptero da Espanha, onde passa boa parte de seus dias, para a Suíça dias antes do nascimento de sua primeira neta, Millie, filha de Gina-Maria, que deu à luz em 29 de março. Gina é filha de Schumacher com Corinna, com quem está junto desde 1995. Além dela, Mick Schumacher, ex-piloto da Fórmula 1 e atualmente competindo em provas de Endurance da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), é outro filho do casal.
Ainda em abril, o nome de Schumacher voltou à tona por causa de uma aparição simbólica. Ele contou com o auxílio de Corinna para assinar um capacete que foi utilizado por Jackie Stewart, lenda escocesa da Fórmula 1, durante uma volta de apresentação no Grande Prêmio do Bahrein. "Sua mulher o ajudou, e agora o capacete conta com a assinatura de todos os campeões ainda vivos", disse o britânico à época.
Schumacher vive recluso e sob cuidados intensivos. Algumas das informações mais recentes indicam que, atualmente, o piloto não consegue mais falar. "Lamento que hoje falemos dele como se estivesse morto. Ele não está morto, está lá, mas não consegue se comunicar", disse Pietro Ferrari, vice-presidente da empresa que leva seu sobrenome, em entrevista a um jornal italiano, em 2021.
Antes disso, em 2019, foi informado que o piloto teria passado por um tratamento experimental com células-tronco. O médico de Schumacher, no entanto, negou a informação. "Eu não faço milagres. Com minha equipe, não estamos fazendo nenhum experimento. É um termo abominável que não corresponde à minha visão do que é medicina", afirmou Philippe Menasché a um jornal italiano.
Há também relatos sobre aparições do heptacampeão. Em 2024, Schumacher teria comparecido ao casamento de sua filha, Gina-Maria. Na cerimônia, porém, celulares foram proibidos.
Caso de chantagem
Em fevereiro de 2025, três homens foram presos por chantagem contra a família Schumacher. Os suspeitos exigiram 15 milhões de euros (mais de R$ 95 milhões, na cotação atual) para não divulgar fotos e vídeos privados do piloto. Os envolvidos também possuíam registros médicos do automobilista.
O Ministério Público informou, à época, que aproximadamente 900 fotos e 600 vídeos estavam em posse dos homens. Os arquivos foram confiscados, assim como os laudos médicos. Um disco rígido, porém, permaneceu desaparecido.