Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nelsinho "guia" neto de Emerson Fittipaldi nos Estados Unidos

3 mai 2012 - 05h00
(atualizado às 09h27)
Compartilhar

O Grande Prêmio de Long Beach de 1980 foi marcante para dois dos maiores nomes do automobilismo brasileiro. Já bicampeão do mundo, Emerson Fittipaldi subiu ao pódio pela última vez na Fórmula 1 ao terminar em terceiro, enquanto Nelson Piquet conquistou a primeira de suas 23 vitórias na categoria. Mais de 30 anos depois, também nos Estados Unidos, Nelsinho Piquet é uma espécie de padrinho para Pietro Fittipaldi, neto do veterano.

Após deixar a Fórmula 1 de forma conturbada em 2009, Nelsinho resolveu investir no automobilismo americano e atualmente trilha o caminho rumo à elite da Nascar. Em franca evolução no campeonato, o brasileiro ocupa o quinto lugar na Truck Series, dois degraus abaixo da Sprint Cup. Já Pietro, filho de Juliana Fittipaldi, nasceu em Miami e, com apenas 15 anos, conquistou o título da Limited Late Models, uma das várias categorias da Nascar.

Com a mudança da família de Pietro da Flórida para a Carolina do Norte, o garoto ficou ainda mais próximo de Nelsinho. O representante do clã Piquet, inclusive, costuma convidar o jovem Fittipaldi para acompanhar algumas de suas provas. Ambos chegaram a correr juntos no Circuito de Hickory, sede das etapas da Limited Late Models, e em uma prova de kart realizada na Flórida no começo deste ano, para a qual Nelsinho também chamou Pedro, seu irmão mais novo.

"Quando o Pietro vem nas pistas em que eu estou correndo, apresento para ele as pessoas do time, outros pilotos e tento mostrar a dinâmica da equipe. Já corremos juntos em Hickory e trocamos informações sobre o circuito, os elementos do carro, os ajustes, como passar as informações para o time de forma precisa e a postura dos outros pilotos na pista. O Pietro é um bom menino e um piloto muito promissor. Ele tem automobilismo no sangue, já ganhou corridas e um título na Late Models", disse Nelsinho.

Se agora Nelsinho procura "guiar" Pietro nos Estados Unidos, nos anos 1970 Emerson Fittipaldi foi o responsável por abrir caminho para os pilotos brasileiros na Fórmula 1, entre eles Nelson Piquet. Pioneiro do País na principal categoria do automobilismo, o veterano conquistou as edições de 1972 e 1974 do Mundial. Em seguida, chegou a manter uma equipe própria e testemunhou a chegada do compatriota à elite no final dos anos 1970.

Apesar da pouca idade, Pietro conhece a história que une seu avô e o pai do amigo. "Da última vez, foi meu avô que abriu o caminho para o pai do Nelsinho. Agora, ele está na minha frente e acho ótimo tê-lo aqui. Ele está tentando conquistar a Nascar também. É bom ter um amigo que tem os mesmos objetivos, é brasileiro e enfrenta desafios parecidos. Sem falar que nossas famílias se conhecem há muito tempo", declarou o garoto de 15 anos, que também possui passaporte brasileiro.

Os dois amigos se encontraram no último dia 26 de abril, em Richmond. Nelsinho disputou uma nova etapa da K&N Pro Series, divisão regional da Nascar, enquanto Pietro participou de uma prova beneficente ao lado de grandes nomes da categoria, a exemplo do tricampeão americano Tony Stewart. "O Nelsinho passou o tempo inteiro no meu box durante o treino. A gente sempre se encontra e vou até na casa dele às vezes. Conversamos muito sobre a Nascar e ele me dá muitas dicas", contou o garoto.

Do alto de seus 65 anos, Emerson Fittipaldi acompanha o desenvolvimento do neto no automobilismo norte-americano e fica sensibilizado pelo apoio de Nelsinho. Atualmente na Truck Series, o representante do clã Piquet quer cumprir todas as etapas no caminho até a Sprint Cup, passando pela Nationwide. Grato pelo respaldo a seu neto, o pioneiro do Brasil aposta que o piloto conseguirá alcançar a elite da Nascar em breve.

"O Nelsinho cuida do Pietro e ajuda com muito carinho. Eu conheço o Nelsinho desde pequeno e acho que as famílias Piquet e Fittipaldi têm que se ajudar. Torço muito por ele e me dá muita alegria vê-lo ajudando o Pietro. O Nelsinho está fazendo uma carreira brilhante na Nascar e o próximo passo para os brasileiros é vencer a categoria principal. Ele vai chegar até a Sprint Cup logo, acho que não vai demorar tanto. Espero que meu neto também chegue. Ele tem um caminho mais difícil, com muitas etapas a superar, mas está empenhado e focado", disse Emerson Fittipaldi.

Em seu começo no automobilismo, Pietro também teve a influência do tio Massimiliano Papis. Conhecido como Mad Max, o italiano, casado com Tatiana Fittipaldi, passou por categorias como a Fórmula 1 e a Champ Car, além da própria Nascar. Nascido em Miami, o garoto não tem a pretensão de repetir a trajetória do avô e competir na principal categoria do automobilismo, mas sim de alcançar a Sprint Cup antes dos 20 anos e, talvez, correr ao lado de Nelsinho, para quem o sobrenome não garante grandes privilégios nos Estados Unidos.

"O Emerson competiu muitos anos nos Estados Unidos, depois o Christian correu aqui e o Papis também é da família. Por isso, o background familiar do Pietro no automobilismo americano é diferente da minha situação, até porque aqui o peso da Formula 1 é bem menor, tanto que o Pietro resolveu trilhar o caminho da Nascar e não o da Fórmula 1 quando resolveu ser piloto. Eles sabem que meu pai é tricampeão mundial de Fórmula 1, claro. Mas a ligação da minha família sempre foi bem maior com a Europa. Então, é um processo que eu faço bem mais por conta própria que pelo histórico familiar", comparou Nelsinho.

Nelsinho PIQUET (BRA)Titular da Renault entre 2008 e 2009, deixou a Fórmula 1 após denúncias envolvendo seu acidente no GP de Cingapura de 2008; desde 2010, disputa a Truck Series, divisão de picapes da Nascar, dividindo seu tempo ainda com outras categorias de carros de turismo dos Estados Unidos
Nelsinho PIQUET (BRA)Titular da Renault entre 2008 e 2009, deixou a Fórmula 1 após denúncias envolvendo seu acidente no GP de Cingapura de 2008; desde 2010, disputa a Truck Series, divisão de picapes da Nascar, dividindo seu tempo ainda com outras categorias de carros de turismo dos Estados Unidos
Foto: Getty Images
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra