MotoGP: Marc Márquez lidera treino livre 1 na Alemanha
O espanhol segue mostrando sua dominância na temporada ao liderar o primeiro treino livre da MotoGP em Sachsenring nesta sexta
Nesta sexta-feira (11), a MotoGP realizou o treino livre para o Grande Prêmio da Alemanha, válido pela 11ª etapa da temporada e a primeira corrida da rodada dupla do Mundial de Motovelocidade. Marc Márquez dominou a sessão do início ao fim, melhorando seus tempos a cada volta e marcou 1:20:372. Jack Miller e Marco Bezzecchi fecharam o top-3 com 1:20:481 e 1:20:687 respectivamente.
Histórico favorável e rivalidade familiar aquecem o GP da Alemanha
O circuito alemão é um território dominado por Marc Márquez, que já soma sete vitórias na pista. Além disso, foi justamente no ano passado que o local marcou um feito inédito: o primeiro pódio dividido pelos irmãos Márquez. A expectativa para este fim de semana é alta, já que os espanhóis chegam como líder e vice-líder do campeonato, prometendo mais um capítulo emocionante da rivalidade familiar.
Treino livre tem domínio de Marc Márquez, surpresas e quedas em Sachsenring
O treino livre começou com Pedro Acosta registrando o primeiro tempo, o que depois foi mudando a medida que os outros pilotos indo para a pista e fazendo suas voltas rápidas.
Aos 38 minutos Marc Márquez assumiu a liderança do treino com uma volta rápida de 1min20s749 onde ficou durante grande parte da atividade, conseguindo diminuir mais ainda o tempo para 1min20s372. Já seu irmão, Álex Márquez da Gresini que retorna após cirurgia na mão, teve dificuldades: estava na 14ª posição e foi para o pit com problemas na moto.
Situação semelhante aconteceu com Fermín Aldeguer, companheiro de equipe de Álex, que também teve que ir aos boxes por conta de dificuldades com o ritmo da moto, enquanto ocupava o 17º lugar.
O ritmo da Ducati principal se mostrou forte com os dois pilotos no topo, com Marc repetindo sua dominância na temporada e seu companheiro, Francesco Bagnaia em terceiro colocado. Fabio Di Giannantonio que também pilota a GP-25, cravou o sexto melhor tempo marcando 1:20.014.
A surpresa, por outro lado, foi o bom ritmo de Fabio Quartararo, quem em um momento da sessão fez seu melhor tempo e subiu para a segunda colocação. No final, o piloto francês cravou 1:21:016 e terminou na oitava colocação.
O treino também foi marcado por quedas. Aos 25 minutos, Johann Zarco caiu na curva 1 logo após marcar sua melhor volta, o que causou bandeira amarela e o tirou do restante da sessão. Nos minutos finais, Pedro Acosta também caiu, desta vez no setor 2.
A MotoGP volta neste sábado às 05:50 da manhã para a classificação com transmissão da ESPN 4 e Disney +.