Le Mans: Cadillac domina e Nasr avança à Hyperpole
Ahmad Al Harthy liderou entre os GTs com WRT #46; Delétraz comandou a LMP2 após sessão marcada por bandeiras vermelhas
A Cadillac dominou a primeira parte da classificação para as 24 Horas de Le Mans nesta quarta-feira (11). Com Alex Lynn a bordo do #12, a equipe americana marcou o menor tempo (3min22s847) entre os hypercars e quebrou o recorde da pista estabelecido em 2023 por Antonio Fuoco. Na LMGT3, Ahmad Al Harthy, com o WRT #46, fez a volta mais rápida, enquanto na LMP2 o destaque foi Louis Delétraz, com o AO by TF #199.
Entre os brasileiros, Felipe Nasr enfrentou dificuldades, mas conseguiu classificar o Porsche #4 para a disputa da Hyperpole com um P14 na classe dos hypercars. Enquanto isso, Felipe Drugovich acompanhou Jack Aitken levar o Cadillac #311 à nona posição. Já na LMP2, tanto Pietro Fittipaldi quanto Daniel Schneider se garantiram na briga. Nos GTs, nenhum brasileiro avançou.
A programação em Sarthe segue intensa nesta quarta-feira, com o segundo treino livre marcado para as 17h (horário de Brasília). Já a disputa da Hyperpole acontece na quinta-feira (12), a partir das 15h, também no horário de Brasília.
-
LMGT3 e LMP2
As classes LMGT3 e LMP2 abriram a primeira sessão de qualificação, que foi marcada por duas bandeiras vermelhas e paralisações. Na classe dos GTs, a liderança ficou com o #46 da WRT — trio de Valentino Rossi, Ahmad Al Harthy e Kelvin van der Linde — com o tempo de 3min56s875.
A primeira interrupção ocorreu quando o #60 da Iron Lynx parou na área de escape da chicane Dunlop. Na LMP2, Louis Delétraz, a bordo do #199 da AO by TF, já liderava e manteve a posição até o fim da sessão, mesmo após uma segunda paralisação causada pelo brasileiro Custódio Toledo, do #150 da AF Corse, que ficou parado na saída da chicane Daytona.
Pietro Fittipaldi, com o United Autosports #22, garantiu a quinta posição. Daniel Schneider, carro #23 da United, terminou em terceiro.
Nos GTs, nenhum brasileiro se classificou para a Hyperpole. Daniel Serra, com a Ferrari #57, e Augusto Farfus, com o WRT #31, terminaram em 15º e 16º, respectivamente. Dudu Barrichello, no Aston Martin #10, ficou com a 18ª colocação, enquanto Custódio Toledo larga da última posição após provocar uma das bandeiras vermelhas.
-
Hypercars
A primeira sessão de classificação dos hypercars teve domínio absoluto da Cadillac. Alex Lynn cravou o melhor tempo do dia com o #12 (3min22s847), superando por pouco Dries Vanthoor, da BMW #15, que marcou 3min22s887. A sessão teve apenas uma bandeira amarela, provocada pelo Alpine #35 de Paul-Loup Chatin.
Entre os brasileiros, Jack Aitken conduziu o Cadillac #311, de Felipe Drugovich, até a oitava posição. Já Felipe Nasr, no Porsche #4, começou a sessão fora do ritmo dos líderes. Fora da zona de classificação até os minutos finais, o campeão das 24 Horas de Daytona cravou 3min24s584 em sua melhor volta e conseguiu avançar.
Uma das surpresas da sessão foi o desempenho abaixo do esperado do Toyota #7. Com Nyck de Vries ao volante, o carro terminou apenas na 17ª colocação, deixando o trio formado pelo holandês, Kamui Kobayashi e Mike Conway fora da disputa pela Hyperpole. Ambos os carrosda Peugeot e da Aston Martin não avançaram.
Confira a tabela completa de classificação dos Hypercars:
- #12 Cadillac Hertz Team Jota - A. Lynn
- #15 BMW M Team WRT - D. Vanthoor
- #51 Ferrari Af Corse - A. Giovinazzi
- #6 Porsche Penske - K. Estre
- #38 Cadillac Hertz Team Jota - S. Bourdais
- #50 Ferrari Af Corse - A. Fuoco
- #5 Porsche Penske - J.Andlauer
- #20 BMW M Team WRT -R. Frijns
- #311 Cadillac Whelen - J. Aitken
- #36 Alpine Endurance - M. Schumacher
- #8 Toyota Gazoo Racing - B. Hartley
- #83 AF Corse - R.Kubica
- #101 Cadillac WRT - F. Albuquerque
- #4 Porsche Penske - F. Nasr
- #35 Alpine Endurance - P.Chatin
- #009 Aston Martin Thor - M. Sørensen
- #7 Toyota Gazoo Racing - N. De Vries
- #94 Peugeot TotalEnergies - S. Vandoorne
- #93 Peugeot TotalEnergies - J.Vergne
- #99 Proton Competition - N. Jani
- #007 Aston Martin Thor - H. Tincknell