Lancia anuncia volta ao WRC depois de 32 anos
Fabricante italiana apresentou nesta quarta-feira a estreia do novo modelo, o Ypsilon Rally2 HF Integrale
Nesta quarta-feira (10), a Lancia anunciou oficialmente o lançamento do Ypsilon Rally2 HF Integrale, resgatando o legado da marca e sinalizando o início de uma nova era. O modelo revive o espírito das históricas vitórias da equipe junto da combinação de inovação técnica e elegância, características da fabricante.
O comunicado à imprensa não trouxe apenas a apresentação do novo modelo, mas também deixou em aberto a possibilidade da equipe disputar campeonatos com mais prestígio, como o WRC (Campeonato Mundial de Rally), a partir de 2027. O novo formato deve permitir que veículos da categoria Rally2 sejam elegíveis para competir na categoria principal, com a introdução do novo regulamento.
Entrada no WRC
A estratégia da marca em iniciar pelo Rally4, avançar para o Rally2 e depois mirar no WRC é vista como cautelosa e clara. Segundo Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, declarou ao Autosport inglês que a Lancia é uma das equipes que está em negociações para ingressar no campeonato.
Porém, a equipe não é a única a negociar. Entre as montadoras, a Toyota já está com a presença praticamente garantida, enquanto a Ford surge como uma forte candidata. Já a continuidade da Hyundai vai depender das decisões de Cyril Abiteboul, diretor da equipe, sobre as novas regras. A Skoda e a própria Lancia aparecem como potenciais estreantes da nova era da competição.
Com 119 anos de história, a equipe já conquistou dez campeonatos mundiais e segue como referência em design e desempenho, marcada por veículos icônicos como a Flaminia e Aurelia B24 Spider, Delta, Stratos, Rally 037 e Fulvia. A marca aposta em mais um lançamento que reforça sua identidade, unindo sofisticação e ousadia. O Ypsilon Rally2 HF Integrale representa mais que um lançamento, sendo também o ponto de partida para a reconquista da marca entre os grandes nomes do rali mundial.