Verstappen e Gasly revelam sentimento de que Honda "nunca realmente deixou F1"
Holandês da Red Bull e francês da AlphaTauri admitiram sensação de que, mesmo no período em que esteve oficialmente fora, fábrica japonesa nunca de fato tirou suas raízes da principal categoria de automobilismo do mundo
Mesmo depois da Honda deixar a Fórmula 1, ao menos enquanto fabricante oficial de motores, no fim da temporada 2021. Oficialmente fora do jogo, a marca seguiu como parceira técnica da Red Bull, entretanto. E é justamente por isso que Max Verstappen e Pierre Gasly declararam, nas entrevistas coletivas desta quinta-feira (6), antes do GP do Japão, que sentem que a fábrica japonesa nunca plenamente abandonou a principal categoria de automobilismo do mundo.
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Conforme anunciado pelas partes, o logo da Honda vai voltar à asa traseira dos carros da Red Bull e da AlphaTauri, como era no ano passado, a partir da corrida em Suzuka e até o fim da temporada de 2022 da F1.
"É ótimo ter o nome completo da Honda de volta ao carro. HRC (departamento exclusivamente dedicado ao esporte a motor) já estava, então… a Honda nunca, de fato, nos deixou. Claro, é muito especial que eles estejam de volta ao carro logo antes de sua corrida em casa. Temos trabalhado muito bem juntos, tem sido realmente muito proveitoso. Em termos de relação de trabalho, comparado ao ano passado, não mudou muita coisa de qualquer maneira. Estou muito feliz que o nome está de volta", afirmou Verstappen.
Mesmo com menor presença da Honda no paddock — em termos de comparecimento dos chefões às corridas e hospitalidade —, Gasly corroborou com a opinião de Verstappen. Para o piloto francês, nada mudou muito.
"É assim que eu, pessoalmente, me sinto com relação à questão. Como ainda estou trabalhando com os mesmos engenheiros, ainda estou em contato com a Honda. Eu sei que o trabalho foi meio que dividido entre Red Bull e Honda, mas quando falamos sobre o motor, sempre nos referimos a ele como a unidade de potência da Honda. Então, mesmo para nós, sentimos que as coisas nunca mudaram — exceto um pouco de papelada", revelou o membro da AlphaTauri.
"Estou feliz que eles estão voltando e estão totalmente comprometidos, novamente, em estar 100% presentes — e mostrar isso, porque acho que está no espírito deles. Trabalho com eles há muitos anos. Eu sei o quão eficientes são e quando realmente querem algo, fazem acontecer. Acho que é muito, muito bom vê-los se comprometendo com a Fórmula 1 da maneira que estão fazendo", completou Gasly.
No suporte à divisão de motores inaugurada pela marca dos energéticos, a Red Bull Powertrains, a Honda assinou um acordo com os taurinos — em agosto passado — para manter a parceria técnica até o fim de 2025, quando os atuais motores deixam de ter validade. Mas a fábrica japonesa voltou a se interessar na F1 depois do anúncio das diretrizes mais sustentáveis dos motores para 2026. Assim, na última terça-feira, as companhias se reuniram para conversar sobre as possibilidades e tentarem convencer o conselho-diretor da marca japonesa. O retorno do logo aos carros é mais um avanço no namoro.
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