PUBLICIDADE

Prost promete atenção para evitar atritos entre Alonso e Ocon em "ano complicado"

Diretor da Alpine e lenda da Fórmula 1, Alain prost garantiu que vai observar de perto a relação entre Fernando Alonso e Esteban Ocon para que os dois trabalhem bem juntos, mas também quer que os pilotos colaborem de diferentes formas

11 abr 2021 - 10h50
Compartilhar
Exibir comentários
Alonso e Ocon: Prost quer que não se desentendam tanto
Alonso e Ocon: Prost quer que não se desentendam tanto
Foto: Alpine / Grande Prêmio

Alain Prost não é apenas um diretor importante na Alpine, mas também um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1. E, consequentemente, o francês também foi parte fundamental em uma das maiores rivalidades internas de todos os tempos, quando bateu de frente com Ayrton Senna na McLaren. E é exatamente isso que Prost agora quer evitar, com Fernando Alonso e Esteban Ocon.

O diretor da Alpine explicou que a dupla de pilotos vai ser fundamental para a evolução do time e que sabe que sempre haverá uma tensão entre os companheiros, mas que isso pode ser controlada com desempenhos similares, algo que não aconteceu em 2020, quando Daniel Ricciardo sobrou contra Ocon.

"Não é normal que um dos pilotos fique desestabilizado. O que é normal é ter um jogo psicológico ali. Sempre um piloto vai estar melhor, mas é aquilo: se uma hora for um e depois for o outro, tudo certo, fica balanceado e as coisas acontecem bem. Agora, quando é algo mais recorrente, como Esteban teve com Ricciardo ano passado, aí é mais complicado, então é muito importante que eles trabalhem juntos e que não tenham jogos mentais perigosos entre eles", disse ao jornal francês Le Figaro.

Alain Prost e Ayrton Senna tiveram uma rivalidade histórica na F1
Alain Prost e Ayrton Senna tiveram uma rivalidade histórica na F1
Foto: LAT Photographic / Grande Prêmio

Prost prometeu ficar de olho em Alonso e Ocon, ainda que saiba que pode ser ainda mais difícil de controlar os dois em tempos de pandemia, com mais tempo juntos e menos opções de lazer e tempo fora das pistas.

"Vai ser uma temporada longa e ainda mais complicada de lidar por conta da Covid-19. Não tem muita diversão, tem bolhas, confinamento, muitas restrições. A dinâmica e a atmosfera da equipe vão ser extremamente importantes para a performance, então precisamos ficar espertos para que não existam atritos, especialmente entre os pilotos", seguiu.

Prost fez questão de ressaltar que a Alpine se mexeu para que Ocon pudesse melhorar em relação a 2020 e, por outro lado, garantiu que o time também faz de tudo para Alonso se sentir em casa. O dirigente sabe que a equipe só vai evoluir com os dois pilotos entregando tudo.

"Um piloto com tanta personalidade sempre traz algo. Fernando é exigente e perfeccionista, ele cobra muito, então precisamos estar atentos. Mas ele também está ciente que provavelmente não vai ser em 2021 que estaremos aptos a vencer corridas. O que dá para sentir é que, mesmo brigando por um décimo lugar, ele vai dar tudo dele. Só que não podemos nunca esquecer que é a dupla que faz o time andar. Esperamos muito do Esteban, ele conhece a equipe, mudamos algumas coisas para ele, trocamos o engenheiro dele, enfim, tudo foi feito para que fique o mais confortável possível", completou.

Na estreia, no Bahrein, Alonso sobrou na classificação, indo ao Q3 enquanto Ocon caiu no Q1. No entanto, nos treinos livres e em ritmo de corrida, Esteban teve um desempenho superior ao de Fernando, que ainda acabou abandonando com problemas. A Alpine saiu zerada da primeira etapa.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade