Mais uma para a conta: Verstappen vence GP da Espanha de F1
Alheio às disputas na pista, Max Verstappen vence mais uma. Lewis Hamilton e George Russell vão ao pódio, em dia de recuperação da Mercedes
O GP da Espanha foi uma corrida interessante. Houve disputa por posições em vários pontos do pelotão, estratégias diversas e algumas boas recuperações. Mas nada disso afetou Max Verstappen. O holandês, que segue comandando a Fórmula 1, largou da pole, venceu com larga vantagem, fez a volta mais rápida e chegou à sua 5ª vitória no ano, 40ª na carreira.
Atrás dele, houve ação. A Mercedes confirmou a melhora do W14 após a adoção dos novos sidepods e conseguiu colocar seus dois carros no pódio. Lewis Hamilton saiu do 4º lugar e chegou em 2º. Já George Russell teve grande dia e escalou de 12º para 3º.
Sergio Perez, da Red Bull, foi outro a ganhar posições. O mexicano saiu de 11º para 4º, e se manteve em 2º no campeonato. Seu rival na disputa pelo vice é Fernando Alonso, da Aston Martin, que teve um dia apagado correndo em caso, e terminou longe do pódio pela primeira vez no ano, em 7º.
Carlos Sainz, o outro piloto local, comandou a Ferrari mais uma vez, e terminou em 5º, sem carro para brigar com Mercedes e Red Bull. O outro carro vermelho, de Charles Leclerc, terminou fora dos pontos, na 12ª posição.
Com a vitória, Verstappen chega a 170 pontos. Perez, o 2º, vai a 117. Distância enorme, que deixa o tri do holandês muito bem encaminhado, mesmo tão cedo na temporada. Entre os construtores, a Red Bull segue tranquila na ponta. A grande nota do dia é a Mercedes, que supera a Aston Martin assume o 2º lugar.
Confira no detalhe como foi o GP da Espanha de Fórmula 1 de 2023:
PRÉ-CORRIDA - Leclerc, 19º na classificação, aproveitou para trocar o câmbio e largar dos boxes. Sargeant também partiu do pit lane. Quase todos optaram por largar de pneus macios. As exceções era os dois carros da Red Bull e Sargeant, de médios, e Leclerc, de duros.
LARGADA – Sainz chegou a pressionar Verstappen, mas ficou por fora e não conseguiu ultrapassar. Logo atrás, Norris e Hamilton se tocaram, com prejuízo para o piloto da McLaren, obrigado a trocar o bico logo na primeira volta e ver sua corrida prejudicada. Stroll pulou para 3º graças ao enrosco dos ingleses à sua frente. Russell saiu da pista e acabou escapando da confusão, pulando de 11º para 7º e pressionando Alonso, o 6º. Já Perez, andou para trás, de 11º para 12º.
Volta 03/65 – Russell é investigado por ganhar vantagem fora da pista, ainda na largada.
05/65 – Entre os ponteiros, as posições da primeira volta iam se consolidando. A ação acontecia na parte do meio, especialmente envolvendo Perez. A ordem dos 10 primeiros era: Verstappen, Sainz, Stroll, Hamilton, Ocon, Alonso, Russell, Zhou, Perez e Hulkenberg.
07/65 – Russell supera Alonso e passa a ser 6º.
08/65 – Hamilton ataca Stroll por fora na reta principal e assume o 3º lugar.
10/65 –Zhou, De Vries e Hulkenberg abrem os trabalhos de pit stop, salvo pelos pilotos que tiveram incidentes na primeira volta.
11/65 – Russell ultrapassa Ocon, chegou ao 5º posto. A investigação sobre sua saída de pista na largada o absolve. O inglês é o destaque da prova até esse ponto.
12/65 – Hulkenberg faz bela manobra sobre Zhou e Tsunoda, em briga que valendo o 14º lugar
14/65 – Ocon vai aos boxes e coloca pneus médios. Ele volta à pista justamente à frente da bela briga entre Hulkenberg, Zhou e Tsunoda. O japonês da Alpha Tauri se aproveita da bagunça e passa Zhou. Ao fim da volta, ele despacha também o Hulk.
15/65 – Stroll faz sua troca de pneus.
16/65 – Sainz, sob forte pressão de Hamilton, é chamado aos boxes para calçar pneus médios. Mais atrás, Zhou também passa Hulkenberg.
17/65 – Leclerc, mesmo de pneus duros, fez sua parada. A Ferrari arrisca uma estratégia diferente e põe pneus macios no carro do monegasco
19/65 – Sainz, de pneus novos, passa Gasly, ainda de pneus velhos.
20/65 – Alonso troca os pneus macios por outros macios. O espanhol confirmava a estratégia de duas paradas. A Alpine demora um pouco no serviço do carro de Gasly.
25/65 – Hamilton troca os pneus macios pelos médios.
26/65 – Russell segue a mesma estratégia de Hamilton e para na volta seguinte do companheiro. Ele volta atrás de Stroll.
27/65 – Verstappen troca os médios pelos duros em 2s2, melhor parada do dia.
28/65 – Perez faz sua parada e a Red Bull se supera: 2s0. Hamilton passa Sainz e assume o 2º lugar da corrida.
31/65 – Perez supera Alonso e chega ao 8º lugar.
33/65 – Perez segue avançando e passa Tsunoda.
34/65 – Mais uma do mexicano da Red Bull: a vítima da vez foi Ocon. Perez já era 6º.
35/65 – Russell supera Sainz e coloca as duas Mercedes em posições de pódio. Stroll vai para sua segunda parada.
36/65 – Ocon é mais um a fazer sua segunda parada.
42/65 – Sainz e Leclerc param nos boxes e vão para seus terceiros stints.
45/65 – Alonso vai aos boxes pela segunda vez e calça pneus duros. O espanhol retorna em 10º.
46/65 – Russell coloca pneus macios e volta em 4º, atrás de Perez.
48/65 – Alonso passa Zhou e vai para cima de Tsunoda. Russell faz a volta mais rápida da corrida.
49/65 – O ídolo local supera Tsunoda.
51/65 – Hamilton coloca pneus macios. Perez entra na mesma volta e segue a mesma estratégia e perde posições para Russell e Sainz.
52/65 – Ocon faz defesa agressiva para cima de Alonso, que consegue concluir a ultrapassagem.
53/65 – Verstappen também vai para pneus macios. Perez passa Sainz e assume o 4º lugar.
55/65 – Zhou tentou passar Tsunoda, mas foi apertado e foi dar um passeio na área de escape. Tsunoda viria a tomar uma punição de 5 segundos pelo incidente, o que o jogaria para fora da zona de pontuação.
59/65 – Verstappen toma uma bandeira preta e branca por passar o limite de pista repetidamente.
62/65 – Mesmo contra a orientação da equipe, Verstappen acelera forte e crava a volta mais rápida do dia.
65/65 – Verstappen vence o GP da Espanha. Hamilton e Russell fecham o pódio. Os pontuadores foram: Perez, Sainz, Stroll, Alonso, Ocon, Zhou e Gasly.