Hamilton vence o GP da Grã-Bretanha de F1, Massa abandona na 1ª volta
O britânico Lewis Hamilton venceu neste domingo o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, nona prova da temporada, disputada no circuito de Silverstone, onde o finlandês Valterri Bottas e o australiano Daniel Ricciardo completaram o pódio e o brasileiro Felipe Massa precisou abandonar.
Esta vitória permite a Hamilton se aproximar a quatro pontos do companheiro da equipe Mercedes e líder do Mundial de pilotos, o alemão Nico Rosberg, que largou na pole position, mas teve que abandonar com problemas na caixa de câmbio. Com a vitória, o inglês chegou a 161 pontos somados na temporada, contra 165 do alemão.
Felipe Massa (Williams), que largou apenas na 15º posição, acabou sendo atingido pelo finlândes Kimi Raikkonen (Ferrari) ainda na primeira volta e precisou abandonar a prova.
Hamilton, campeão mundial de 2008, venceu com grande vantagem sobre Bottas (Williams) e Ricciardo (Red Bull), que não ameaçaram a vitória britânica em nenhum momento, para delírio dos torcedores ingleses.
O piloto inglês largou na sexta posição, mas arriscou desde o início e, após a primeira volta, já estava na quarta colocação.
"Este fim de semana provou que você nunca pode se dar por vencido. Quando Nico abandonou, eu já estava tirando um segundo por volta. Foi incrível", declarou o vencedor após a prova.
Foi a 27ª vitória de Hamilton na carreira, quinta nesta temporada, contra três do rival e companheiro Rosberg, que em duas semanas terá muito mais pressão no Grande Prêmio da Alemanha, em Hockenheim, onde pilotará diante de sua torcida.
Cerca de 120.000 espectadores assistiram à vitória de Hamilton, que venceu pela primeira vez desde maio passado, no Grande Prêmio da Espanha.
Três campeões do mundo chegaram perto do pódio. Jenson Button (McLaren) foi quarto, Sebastian Vettel (Red Bull) -que largou na primeira linha-, terminou em quinto, e Fernando Alonso (Ferrari) acabou em sexto, fazendo ótima corrida de recuperação, após largar na 13ª posição.
O Grande Prêmio da Grã-Bretanha precisou organizar uma relargada neste domingo, uma hora depois da primeira, por causa do acidente de Kimi Raikkonen, que perdeu o controle do carro na primeira volta e bateu na mureta de proteção, que levou 45 minutos para ser consertada.
Felipe Massa, que participava de seu 200º Grande Prêmio, acabou sendo vítima do acidente de Raikkonen e precisou abandonar a prova.
-- Classificação final do Grande Prêmio da Grã-Bretanha:
2. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) a 30.135
3. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) 46.495
4. Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) 47.390
5. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 53.864
7. Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 1:02.563
8. Nico Hülkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 1:28.692
9. Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso-Renault) 1:29.340
10. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Renault) a 1 volta
11. Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) a 1 volta
12. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 1 volta
13. Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) a 1 volta
14. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) a 1 volta
15. Kamui Kobayashi (JPA/Caterham-Renault) a 2 voltas
16. Max Chilton (GBR/Marussia-Ferrari) a 2 voltas
17. Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) a 3 voltas
Nota: Os demais pilotos não terminaram a prova.