PUBLICIDADE

Hamilton supera Verstappen e vai para férias como líder da temporada. Confira classificação

Esteban Ocon conquistou uma vitória incrível na Fórmula 1, mas é possível dizer que Lewis Hamilton e a Mercedes foram os grandes vencedores do fim de semana na Hungria do ponto de vista do campeonato. Os heptacampeões voltaram à liderança do Mundial depois da caótica jornada deste domingo

1 ago 2021 13h30
ver comentários
Publicidade

LOUCURA NA F1! OCON VENCE E ALONSO QUASE PARA HAMILTON! TUDO SOBRE O GP DA HUNGRIA | Briefing

O inacreditável e histórico GP da Hungria mudou novamente o curso da temporada 2021 da Fórmula 1 quanto à luta pelo título. Esteban Ocon alcançou um triunfo apoteótico e memorável neste domingo (1) em Hungaroring e entrou para o panteão de vencedores na Fórmula 1, mas é possível dizer também que Lewis Hamilton e a Mercedes também foram vitoriosos em termos de campeonato diante de Max Verstappen e de uma Red Bull que viveram jornada desastrosa no circuito magiar.

Verstappen e Red Bull assumiram a liderança do Mundial de Pilotos e de Construtores, respectivamente, depois do GP de Mônaco, em maio. Desde então, foram cinco corridas no topo. A sorte dos taurinos começou a mudar com o GP da Inglaterra de duas semanas atrás e virou de vez neste domingo no caos de Hungaroring.

A classificação do Mundial de Pilotos e Construtores após o GP da Hungria

Lewis Hamilton assumiu a liderança do Mundial de Pilotos na Hungria (Foto: AFP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Com um terceiro lugar com sabor de vitória na Hungria, Hamilton soma agora 192 pontos, contra 186 tentos de Verstappen, que teve pela frente uma corrida muito difícil, comprometida pelo erro de Valtteri Bottas na primeira curva da prova, e terminou apenas em décimo. O heptacampeão vai para as férias de verão com 6 pontos de vantagem na liderança do campeonato.

Lando Norris, Bottas, Pérez e Leclerc abandonaram depois dos incidentes na primeira curva na Hungria e, obviamente, seguem com suas respectivas pontuações. Norris, que teve interrompida uma sequência no top-10 desde o início da temporada, continua com 113 pontos, contra 108 de Bottas, 104 de 'Checo' e 80 de Leclerc. Carlos Sainz, quarto colocado neste domingo, empatou com o companheiro de equipe, enquanto Daniel Ricciardo, que não pontuou na prova, está com 50 pontos.

Sebastian Vettel, dono de um pódio igualmente memorável nesta tarde, tem agora 48 pontos e está empatado com Pierre Gasly, sexto colocado na corrida. Aí então é que aparece o grande vencedor do domingo, Esteban Ocon. A primeira vitória da carreira rendeu 25 pontos ao francês, que agora tem 39 no campeonato. E Fernando Alonso, eleito pelos fãs como o Piloto do Dia do GP da Hungria e quinto colocado na prova, tem agora 36 tentos.

Yuki Tsunoda, sétimo na Hungria, aparece com 16 pontos e está em 14º na classificação do Mundial de Pilotos. E pela primeira vez na carreira, Nicholas Latifi surge na tabela do campeonato com pontos. O canadense, oitavo colocado neste domingo, soma 4 pontos, contra 2 do seu companheiro de equipe na Williams, George Russell, que pontuou pela primeira vez com a Williams. Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, seguem com 1 ponto cada, e somente os pilotos da Haas, Mick Schumacher e Nikita Mazepin, permanecem zerados.

Mercedes toma ponta da Red Bull nos Construtores

O jogo também virou no Mundial de Construtores com o GP da Hungria. A Mercedes tem agora 300 pontos depois de 11 GPs disputados na temporada, contra 290 da rival Red Bull, que marcou apenas 1 tento com o décimo lugar de Verstappen.

A McLaren, na sua única corrida até agora sem pontos na temporada, continua em terceiro no campeonato mesmo com o quarto lugar de Sainz em Hungaroring. A grande pontuadora do fim de semana foi a Alpine, que marcou 35 pontos neste domingo e está em quinto no campeonato, com 75 tentos.

A Aston Martin, graças ao pódio de Vettel, passou a AlphaTauri e agora tem 66 pontos, contra 64 da equipe de Faenza. A Williams, que não pontuava desde o décimo lugar de Robert Kubica no GP da Alemanha de 2019. A equipe de Grove tem agora 6 pontos e deixou de vez para trás a Alfa Romeo, com 2 tentos, e a Haas, única zerada no grid.

Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade