F1: RedBull revela motivos de problemas no GP da Hungria
Estratégia de duas paradas e desgaste de pneus foram as possíveis causas do fim de semana ruim da equipe
No último domingo (03/08), aconteceu a última corrida pré summer break com o O GP da Hungria, que consagrou a vitória de Lando Norris e mais uma dobradinha para a McLaren, mas foi um dia difícil para a equipe Red Bull Racing, com o nono lugar de Max Verstappen e 18º de Yuki Tsunoda, um desempenho abaixo do esperado por eles.
O consultor da Red Bull, Helmut Marko, enfatizou que a estratégia foi um dos elementos que não funcionou para a equipe no último fim de semana. Ele também afirmou que quinto ou sexto lugar ainda seria o máximo que Verstappen poderia esperar.
“Uma parada teria sido melhor porque a ultrapassagem foi realmente difícil”, disse Marko aos repórteres após a corrida. "Na primeira parada, os pneus estavam vazios, e na segunda achamos que poderíamos ultrapassar, mas, como vimos por algumas voltas, sim, a velocidade estava lá, mas depois acabou."
Durante a corrida, Verstappen criticou pelo rádio o momento escolhido para sua primeira parada – realizada no fim da volta 17, pois ele voltou à pista em meio ao tráfego. O piloto holandês, no entanto, ficou preso atrás de pilotos que estavam administrando seu ritmo em uma pista onde é difícil a ultrapassagem.
Neste processo de recuperação, ele havia acabado sua vantagem de pneus novos, ficando em 9º lugar. Max precisou parar novamente na volta 48, colocando pneus duros e ficando atrás de Lawson. Porém ele não conseguiu conquistar novas posições, finalizando na nona posição.
Além disso, tanto o tetracampeão, Max Verstappen, quanto Yuki Tsunoda reclamaram durante todo o fim de semana da falta de aderência.
"Os pneus não funcionaram", disse Marko. "Eu digo que é só aqui, e não acho que acontecerá novamente, se o que acreditamos ter sido o motivo." Quando colocado essa suposição a Max, ele disse: "É meio fácil dizer isso, mas vamos dar uma olhada."
A Fórmula 1 volta às pistas após uma pausa nos dias 29 a 31 de agosto, no Circuito de ZandVoort, na Holanda, a equipe busca uma melhora após a parada para a corrida de casa de Verstappen, quetem um bom histórico no circuito nos últimos anos.