Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: McLaren pode conquistar título de Construtores no GP do Azerbaijão

Equipe lidera a Fórmula 1 com ampla vantagem e pode confirmar o bicampeonato em Baku; disputa entre Piastri e Norris segue em aberto.

18 set 2025 - 15h09
Compartilhar
Exibir comentários
McLaren celebra pódio no Grande Prêmio do Japão em 2025
McLaren celebra pódio no Grande Prêmio do Japão em 2025
Foto: Reprodução / Site McLaren

O Grande Prêmio do Azerbaijão, que acontece nesse fim de semana, pode garantir de forma antecipada o Mundial de Construtores para a McLaren. A equipe lidera o campeonato com 337 pontos de vantagem sobre a Ferrari. Se esse número aumentar para 346 após a prova em Baku, o bicampeonato já estará assegurado.

A temporada entra em seu estágio final com oito etapas restantes. Ainda que o título de equipes esteja praticamente definido, a briga interna pelo campeonato de pilotos promete emoção. Oscar Piastri lidera com 31 pontos sobre Lando Norris, e ambos ainda têm 224 pontos em disputa, incluindo os oferecidos nas três corridas sprint — nos EUA, Brasil e Catar. 

A Red Bull, campeã em 2022 e 2023 e terceira colocada no Mundial de Construtores no ano passado, enfrenta um cenário ainda mais complicado em 2025. A equipe ocupa apenas o quarto lugar, 21 pontos atrás da Mercedes. Além disso, a diferença interna impressiona: Max Verstappen tem 218 pontos a mais que Yuki Tsunoda, a maior disparidade entre companheiros de equipe nesta temporada.

Em Baku a Red Bull e Mercedes dominam o histórico de vitórias, mas a McLaren venceu em 2024 com Piastri. Sergio Pérez é o único piloto a repetir triunfos, em 2021 e 2023.

Se a McLaren confirmar a vitória neste fim de semana, as demais equipes passam a disputar apenas o segundo e terceiro lugares. A briga deve se concentrar entre a Ferrari, atual vice-líder, e a Mercedes, terceira colocada. No ano passado, a Ferrari viu a McLaren tirar-lhe o título de Construtores apenas na última corrida. Agora, o objetivo da escuderia italiana é garantir ao menos o vice-campeonato, apostando em Lewis Hamilton e Charles Leclerc para conquistar pontos decisivos.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade