Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1 2026: Mercedes conclui shakedown em Barcelona com grande desempenho

Equipe alemã completa quase oito corridas em três dias de testes, com Russell e Antonelli sendo bem consistentes

29 jan 2026 - 17h58
(atualizado às 18h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Russell durante os testes
Russell durante os testes
Foto: Divulgação / Mercedes AMG F1

A Mercedes iniciou a pré-temporada da Fórmula 1 de 2026 de maneira bastante positiva em Barcelona. Ao longo dos três dias de atividades na pista, o W17 demonstrou ser um carro confiável, permitindo à equipe acumular uma quilometragem significativa, fator essencial para a análise de dados em um regulamento totalmente novo.

Pelo regulamento, cada equipe só pode usar três dos cinco dias de testes em Barcelona. A Mercedes utilizou segunda, quarta e hoje para os testes, encerrando sua participação. Com um número impressionante de voltas, ao todo Antonelli e Russell percorreram o equivalente a quase oito corridas completas. 

Dia Piloto VMR Voltas Km GPs
Dia 1 George Russell 1:18.696 95 442,4 1,4
Dia 2 George Russell 1:17.580 92 428,4 1,4
Dia 3 George Russell 1:16.445 78 363,2 1,2
Dia 1 Kimi Antonelli 1:20.700 59 274,8 0,9
Dia 2 Kimi Antonelli 1:17.362 91 423,8 1,4
Dia 3 Kimi Antonelli 1:17.081 90 419,1 1,4
    Total 505 2351,8 7,7

Além disso, McLaren e Alpine (equipes clientes da Mercedes) também tiveram sessões produtivas com a nova unidade de potência.

George Russell destacou o bom andamento do programa, apesar de ter cautela: 

O carro está funcionando bem, mas sabemos que não se trata apenas de o carro funcionar bem, e sim da velocidade que ele consegue atingir. Ainda não temos nenhuma indicação disso, então teremos que esperar até o Bahrein para termos uma ideia da ordem de desempenho. Ainda é muito cedo, mas podemos ficar satisfeitos com essa base inicial que construímos.

É um momento emocionante para o nosso esporte, com possivelmente uma das mudanças de regulamento mais impactantes que já vimos. É uma honra representar a Mercedes, principalmente porque hoje comemoramos o 140º aniversário da invenção do automóvel por Carl Benz. É bastante apropriado estar ao volante de uma máquina tão inovadora hoje em dia; estou animado para continuar nossa jornada rumo à temporada e ansioso para competir.

Kimi Antonelli também falou sobre os dias de testes: 

Estou ansioso para passar alguns dias trabalhando com a equipe e assimilando tudo o que aprendi em Barcelona. Mas já estou empolgado para voltar ao carro no Bahrein para o primeiro teste oficial e continuar nossa jornada rumo ao início da temporada. Iremos para lá com um bom entendimento do carro e espero que possamos começar com o pé direito novamente.

É muito legal fazer parte da incrível história de inovação da Mercedes, principalmente agora que estamos testando este novo carro no 140º aniversário do registro da patente do automóvel por Carl Benz. Todos nós temos orgulho de representar a estrela de três pontas e estou ansioso para ver como continuaremos inovando sob essas novas regulamentações nos próximos meses e anos.

Andrew Shovlin, chefe de engenharia de pistas, também destacou a boa semana de testes:

Em termos de confiabilidade, foi uma boa semana para nós. O carro nos permitiu executar o programa exatamente como queríamos em cada um dos três dias, e era isso que esperávamos ao vir para Barcelona. É uma enorme prova do trabalho árduo de todos em Brackley e Brixworth para dar vida a este carro. Também fizemos um bom progresso com alguns dos desafios que encontramos nos dois primeiros dias, o que é gratificante.

Dito isso, em Barcelona, nosso foco principal foi testar o W17. No Bahrein, vamos explorar diferentes configurações, algo impossível com o frio intenso. Isso nos dará uma ideia muito melhor das capacidades do carro para a temporada de 2026.

A partir de agora, a equipe Mercedes se prepara para os testes em Barcelona, que começam em menos de 15 dias. Nos bastidores, porém, há outra preocupação: a taxa de compressão do motor. Outras equipes questionam uma brecha de regulamento encontrada pela montadora alemã, e deve ocorrer até o GP da Austrália, em março. Caso a decisão seja desfavorável, a Mercedes perderá uma vantagem estimada em 15 cv. Se for favorável, as rivais terão de correr atrás do prejuízo.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade