Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1 2026: Ferrari SF-26 tem dia sólido e completa 121 voltas em Barcelona

Apesar da chuva, Ferrari encerrou o primeiro dia de testes em Barcelona sem contratempos com Charles Leclerc e Lewis Hamilton

27 jan 2026 - 17h41
(atualizado às 17h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação / Scuderia Ferrari HP

O primeiro dia de testes do SF-26 em Barcelona foi marcado pela consistência da Ferrari. Charles Leclerc e Lewis Hamilton completaram uma distância combinada equivalente a quase duas corridas, uma conquista significativa considerando que o principal objetivo da equipe é a confiabilidade. No segundo dia de testes, a Ferrari dividiu a pista apenas com a Red Bull, em um dia caracterizado por condições climáticas incertas e chuva. Ao final da sessão, os dois pilotos de Maranello expressaram satisfação com o primeiro dia de trabalho de 2026. A Ferrari só retornará agora na sexta-feira.

A Ferrari acumulou quilômetros, completando um total de 121 voltas no primeiro dia de testes: "Não encontramos nenhum problema significativo de confiabilidade."

Após o shakedown da semana passada em Fiorano, hoje marcou o início oficial da temporada de pista para a Ferrari. Depois de um primeiro dia com Alpine, Audi, Cadillac, Haas, Mercedes, Red Bull e Racing Bulls, hoje foi a vez da Ferrari, dividindo a pista com a Red Bull, que completou o segundo dos três dias permitidos pelo regulamento. A pista estava encharcada pela chuva durante boa parte do dia, mas isso não diminuiu o ritmo dos pilotos da Ferrari. O primeiro a entrar na pista esta manhã foi Charles Leclerc, que completou quase a duração de um GP sozinho, 64 voltas, antes de passar o volante para Lewis Hamilton na sessão da tarde. O monegasco aproveitou alguns momentos de pista limpa para trocar os pneus de chuva pelos de pista seca, com os quais registrou os melhores tempos, embora em um cenário onde o cronômetro seja quase irrelevante.

Os sinais de um dia otimista na Ferrari foram confirmados pelo chefe de engenharia de pista, Matteo Togninalli, que resumiu o trabalho do dia ao final da sessão. "Considerando as condições climáticas, tivemos um dia produtivo. Apesar da chuva, completamos um bom número de quilômetros e, acima de tudo, não encontramos nenhum problema significativo de confiabilidade, o que é a principal prioridade ao lidar com um novo carro e uma nova unidade de potência." O shakedown em Maranello reiterou então a importância de nos familiarizarmos com os novos mecanismos impostos por uma mudança tão significativa no regulamento. Ainda é muito cedo para falar sobre desempenho: agora o foco é entender o carro, aprender seu comportamento e ganhar confiança com ele passo a passo nos próximos dias, concentrando-nos principalmente em nós mesmos."

Foto: Divulgação / Scuderia Ferrari HP

Leclerc: "Um dia tranquilo, o carro respondeu como esperado."

O piloto monegasco expressou serenidade após seu primeiro contato aprofundado com o SF-26, afirmando que o plano de trabalho foi seguido apesar das condições climáticas desfavoráveis. “Foi ótimo voltar ao volante e começar a me familiarizar com um carro completamente novo”, disse o monegasco ao final da manhã na pista. “Hoje, mais do que focar no desempenho, o trabalho foi voltado para testar todos os sistemas do carro e entender completamente como eles funcionam, especialmente porque também tivemos que lidar com condições climáticas instáveis.” É impossível fazer previsões e expectativas na véspera de uma temporada dominada por incógnitas, mas Leclerc não escondeu suas esperanças, que são caras aos fãs da Ferrari. “Concluímos o programa sem problemas e o carro respondeu como esperávamos: este é um sinal positivo e uma base sólida para crescermos.”

Foto: Divulgação / Scuderia Ferrari HP

Hamilton: "Um dia agitado, mas produtivo"

À tarde, foi a vez do heptacampeão mundial, que herdou o SF-26 de seu companheiro de equipe e continua seu trabalho consistente. Hamilton completou um total de 57 voltas, elevando o total da Ferrari para 121 nesta estreia em Montmelò. O piloto britânico e a Ferrari não se deixaram abalar pela bandeira vermelha acionada pela Red Bull de Hadjar na última hora da sessão, retornando à pista minutos antes da bandeirada final para concluir o programa de hoje. “Foi um primeiro dia agitado, mas produtivo, especialmente considerando as condições climáticas instáveis”, disse Hamilton ao final do dia. “Conseguimos percorrer muitos quilômetros com o carro e coletar muitos dados úteis, o que é particularmente importante com uma mudança tão significativa no regulamento. Não houve problemas significativos e isso nos dá uma base sólida para continuarmos aprendendo e evoluindo nos próximos dias.”

Este artigo é uma parceria entre Parabólica e AutoRacer; você pode conferir o artigo original em italiano clicando aqui.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade