Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com chuva e bandeira vermelha, Magnussen faz história e conquista pole para a sprint race

11 nov 2022 - 17h25
Compartilhar
Exibir comentários

Quem poderia dizer que Kevin Magnussen faria o melhor tempo no qualificatório da sprint race na chuvosa tarde desta sexta-feira, em Interlagos? No Q3, o piloto cravou 1m11s674 e conquistou a primeira pole de sua carreira e da Haas. Coisas que só o Grande Prêmio de São Paulo proporcionam.

Magnussen conseguiu atingir a marca um pouco antes de George Russel, da Mercedes, não segurar o carro e ir parar para fora da pista, com a entrada da bandeira vermelha. No retorno, com chuva, os pilotos resolveram não arriscar e o dinamarquês comemorou muito.

Em segundo, o campeão Max Verstappen fez 0,203 a mais, seguido pelo próprio Russel, Norris e Sainz. Mais cedo, ainda com tempo firme, Sergio Pérez, da RBR, havia liderado o primeiro treino livre.

Agora, os pilotos descansam para o sábado, que tem o segundo treino livre a partir das 12h30 e a sprint race, que define o grid de largada, às 16h. No domingo, a corrida acontecerá às 15h, em horários de Brasília.

Vale lembrar que, no ano passado, Lewis Hamilton foi "pole" no qualificatório para a sprint race, seguido por Verstappen e Bottas. No entanto, o britânico acabou desclassificado, largando da última posição, por irregularidade no DRS - Drag Reduction System.

Na corrida oficial de domingo, ele largou em décimo e conquistou a vitória, carregando a bandeira do Brasil, em um gesto imitando Ayrton Senna. Na última segunda-feira, ele recebeu o título de cidadão honorário do País pela homenagem.

Como foi o qualificatório para a sprint race

Q1

Com a pista molhada por conta da chuva após o primeiro treino livre, todos os pilotos optaram pelos pneus intermediários. O primeiro tempo anotado foi de Charles Leclerc, que fez 1m24s233.

Pouco depois, Fernando Alonso alcançou 1m18s412, sendo ultrapassado por Max Verstappen, com 1m18s198. Pierre Gasly foi o primeiro a trocar os pneus para macios no circuito.

Lewis Hamilton chegou à marca do 1m18s051, com seis minutos faltantes no cronômetro para o final do Q1. Dois minutos depois, Gasly alcançou a liderança, com 1m17s626, mesmo com dificuldades de manter o carro no traçado.

Todos, então, optaram pelos pneus macios e, com pouco tempo para o fim do Q1, Lando Norris ficou em primeiro com o tempo de 1m13s106, Hamilton em segundo e Fernando Alonso em terceiro. Os eliminados foram: Latifi, Zhou, Bottas, Tsunoda e Schumacher.

Vale destacar que, mais uma vez, a Ferrari cometeu o erro de esquecer uma das rodas de troca no pit stop, atrapalhando seus pilotos.

Q2

Os carros foram para a pista pela segunda vez, e Verstappen anotou o primeiro tempo, mas logo foi ultrapassado por Norris, que fez 1m11s571. Quem conseguiu ultrapassá-lo foi Alonso, com 1m11s394.

Verstappen, então, retomou a ponta, e a chuva voltou a cair em Interlagos. Todos seguiam com pneus macios. Leclerc conseguiu atingir a quarta colocação com cinco minutos faltando, mas Hamilton roubou seu posto pouco depois.

O top-3 ao final do Q2 ficou com Verstappen em primeiro, com o tempo de 1m10s881, seguido de Sainz e Leclerc, que se recuperaram após Q1 tumultuado. Hamilton foi apenas o nono, enquanto Albon, Gasly, Vettel, Ricciardo e Stroll foram eliminados.

Q3

Partindo para o último desafio do dia, os dez pilotos restantes foram para a pista e apenas Leclerc apostou nos pneus intermediários. O primeiro tempo foi de Magnussen, com 1m11s674. Com oito minutos faltando, bandeira vermelha por causa de Russel, que perdeu o controle do carro e rodou na terra batida.

O pit lane foi liberado, mas os pilotos não arriscaram novas voltas, ainda mais com a chuva caindo mais forte. Assim, Magnussen seguiu "rezando" para que a pole continuasse em seu colo.

Hamilton foi para a pista com dois minutos faltando, mas logo retornou. A pole para a sprint race foi, então, de Magnussen, que vibrou demais com a equipe nos boxes.

Confira abaixo a agenda do final de semana:

Sábado - 12/11

12:30 - 13:30 - Treino Livre 2

16:30 - 17:30 - Sprint race (24 voltas)

Domingo - 13/11

13:00 - 13:50 - Desfile de Pilotos

15:00 - Grande Prêmio de São Paulo 2022 (71 voltas)

Veja como ficou a classificação geral para a sprint race deste sábado:

Foto: Gazeta Esportiva

(Foto: Divulgação)

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade