PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Power bate sozinho no muro em St. Pete e arremessa Hans em ataque de fúria

Will Power errou sozinho e causou a primeira bandeira amarela da corrida de rua em St. Pete. Australiano quebrou a suspensão ao acertar o muro

25 out 2020 - 16h35
(atualizado às 16h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Power ficou frustrado com acidente em St. Pete
Power ficou frustrado com acidente em St. Pete
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Pole-position, Will Power foi o primeiro a abandonar o GP de St. Pete da Indy. O australiano da Penske perdeu a traseira do carro e bateu no muro na volta 36, causando a primeira bandeira amarela da decisão do campeonato. O piloto não escondeu a irritação pelo segundo abandono do ano, arremessando o dispositivo Hans, que protege cabeça e pescoço dentro do cockpit, no ar.

Power ocupava a sétima posição da corrida quando bateu. A liderança está nas mãos de Alexander Rossi, da Andretti.

Os maiores pilotos da Fórmula 1 por aproveitamento

Lewis Hamilton é o maior piloto da história da Fórmula 1? Ou é Michael Schumacher? Ah, já sei, é o Ayrton Senna? Ok, nessas horas sempre vem aquele que diz que "vocês dizem isso porque nunca viram Juan Manuel Fangio ou Jim Clark correrem". A verdade é que tudo isso é relativo. Por isso, que tal olhar para os números da F1 de uma forma diferente, pelo aproveitamento?

Claro que nem assim os números, sempre frios, entregam toda a verdade. Há a percepção humana, o envolvimento do público, o que cada um fez além das pistas e, obviamente, as diferenças entre carros e campeonatos das mais diversas épocas. Olhar porcentagens em vez de números absolutos pode, claro, atenuar distorções causadas por épocas em que se corrida muito menos que hoje - mas eleva, também, pilotos que por algum motivo correram muito pouco, entre outas questões.

Michael Schumacher é um exemplo clássico: o alemão, após se aposentar, retornou para a F1 e fez mais três temporadas pela Mercedes. Sem vitórias e com um único pódio, tal período fez com que o aproveitamento do heptacampeão caísse, ainda que sem afetar seus números absolutos.

Além disso, campões que morreram jovens podem ter sido privados de conquistar mais vitórias e títulos, mas também não passaram pelo mesmo período de fim de carreira de campeões como Schumacher, Kimi Räikkönen e Fernando Alonso, apenas para citar três recentes.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade