PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Pagenaud prevê fim de semana "muito intenso" com calor e duas provas em Iowa

Simon Pagenaud tem um ótimo histórico em Iowa, mas espera um fim de semana complicado com duas corridas em sequência e muita desidratação por conta das altas temperaturas

21 jul 2022 - 05h15
Compartilhar
Exibir comentários
Simon Pagenaud sabe os desafios que terá pela frente em Iowa
Simon Pagenaud sabe os desafios que terá pela frente em Iowa
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

DIXON PARTE RUMO AO HEPTA DA INDY: É POSSÍVEL?

Depois de um ano fora do calendário, a Indy retorna neste fim de semana para uma rodada dupla em Iowa, um local que o francês Simon Pagenaud conhece muito bem. Dono de uma vitória e oito top-10s no oval, o companheiro de Helio Castroneves na Meyer Shank espera bons resultados tanto na corrida de 200 milhas (aproximadamente 320 quilômetros) no sábado (23), quanto na de 250 (aproximadamente 400 quilômetros) no domingo (24) para subir na classificação da categoria.

"Este é um grande fim de semana para nós. Com 100 pontos disponíveis, é como se fosse o dobro de pontos. Se tivermos um bom desempenho, podemos subir para o sexto lugar. No meu primeiro ano com a Meyer Shank, isso seria ótimo. Será um fim de semana muito intenso", afirmou Pagenaud ao site americano Des Moine Register.

"Iowa é uma pista muito original. Você tem que ser um dos pilotos mais versáteis do mundo para vencer lá. Fazemos voltas de 18 segundos a 180 milhas por hora (aproximadamente 290 km/h) e sempre há duas linhas de corrida. É muito intenso. Eu realmente gosto de vir para Iowa. É muito diferente de Indianápolis ou Long Beach", explicou o francês.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Simon Pagenaud terminou em segundo no GP de Indianápolis 1 (Foto: IndyCar)

Em 2020, Simon teve um fim de semana memorável em Iowa. Sem marcar tempo na classificação, largou na 23ª e última posição nas duas corridas. Venceu a primeira e terminou a segunda em um excelente quarto lugar. Neste ano, o campeão da Indy 500 de 2019 espera ter uma classificação mais tranquila para brigar novamente na frente.

"Espero que possamos nos classificar um pouco melhor este ano. Eu tinha um trabalho a fazer e era chegar à frente. Foi o que fiz. Passamos todo mundo. No domingo, fomos do último para o quarto lugar. Iowa é uma pista que gosto muito. Há duas linhas de traçado por conta da inclinação. Você tem que realmente estar no topo do seu jogo lá", disse o piloto da Meyer Shank.

+Dixon respira aliviado após vitória no GP de Toronto: "Acabei com sequência ruim"

+Rosenqvist duvida de participação de Palou na Indy 2023: "Não parece que vai correr"

Simon Pagenaud celebra vitória em Iowa após largar em último (Foto: Indycar)

A previsão do tempo para a cidade de Newton, onde fica o oval de Iowa, é de máxima de 38 ºC no sábado e 29 ºC no domingo. Em um traçado no qual os pilotos já são muito exigidos fisicamente, a desidratação é um problema que preocupa Pagenaud para as duas corridas deste fim de semana.

"Provavelmente perderemos entre 8 e 12 libras (aproximadamente 3,6 a 5,5 quilos) por corrida, então a reidratação após cada corrida será importante. A primeira prova é de 260 voltas e depois temos 300 voltas no domingo. Com o tanto de fluidos que perdemos, é muito difícil. Precisamos nos hidratar adequadamente. Não temos direção hidráulica e estamos sob força de 5G nas curvas andando a 155 a 190 milhas por hora (250 a 305 km/h). É muito exigente. É mais exigente fisicamente do que as pessoas pensam", salientou o francês.

A classificação para as duas corridas de Iowa está marcada para às 11h30 de sábado no horário de Brasília. A largada para o GP de Iowa 1 está prevista para às 17h no horário de Brasília. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana.

GANASSI E ANDRETTI FERVEM: PENSKE PARTE PARA TÍTULO DA INDY

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade