F1: Verstappen dá 139 voltas em Sakhir e fica perto de Mercedes e McLaren; Bortoleto repete tempo
Após folga na véspera, tetracampeão chama a atenção mostra força da Red Bull em testes realizados nesta quinta-feira
Max Verstappen já reclamou dos novos carros da Fórmula 1, do regulamento e ainda estava devendo na pré-temporada. Nesta quinta-feira, depois de folgar na véspera, o tetracampeão deu 139 voltas no circuito de Sakhir, no Bahrein, e deu mostras à concorrência que tem de ser respeitado e que a Red Bull necessita ser olhada com carinho. Com 1min33s162, o holandês ficou na cola de Oscar Piastri, da McLaren, e Kimi Antonelli, da Mercedes, o mais rápido do dia, com 1min32s803 (melhor marca da fase de treinos até então).
O brasileiro Gabriel Bortoleto manteve a regularidade com sua Audi, apesar de ter dado somente 29 voltas, todas na atividade da manhã. Depois de fazer sua melhor volta da quarta-feira em 1min35s263, cravou o mesmo tempo nesta quinta, mais caindo duas posições, desta vez no 12º lugar. Ocorre que o dia ficou marcado por melhores marcas da concorrência na segunda parte, que evoluiu e relação à véspera.
Ainda precisando mostrar serviço na Ferrari, o heptacampeão inglês Lewis Hamilton também realizou grandes giros em Sakhir após problemas pela manhã. O quinto lugar parecia ser o seu melhor neste segundo dia da segunda fase da pré-temporada quando abortou a volta que vinha derrubando marcas e desacelerou para entrar nos boxes. Mas retornou disposto a melhorar seus números e conseguiu superar Norris, indo para o quarto lugar.
Apesar de os 22 pilotos do grid estarem liberados para participar das atividades desta quinta, muitas escuderias optaram por testar somente um carro e a sessão foi marcada por seis ausências: Isack Hadjar, da Red Bull, Pierre Gasly, da Alpine, Charles Leclerc, da Ferrari, Lance Stroll, da Astyon Martin Arvid Lindblad, da Racing Bulls) e Carlos Sainz, da Williams, descansaram.
Sérgio Perez, de volta à categoria após ser dispensado justamente da Red Bull, mostrou que a adaptação ao carro da Cadillac ainda está longe de acontecer e deu uma grande escapada da pista, andando fora do traçado do circuito de Sakhir. Ficou entre os piores do dia. O argentino Franco Colapinto, o australiano Oscar Piastri e o inglês Lewis Hamilton foram outros pilotos a errarem o traçado.
No fim das atividades do dia, ainda foram simulados bandeiras amarela, largada e saída dos boxes. Piastri fechou o treino com problemas no carro, parado na pista.
Confira o resultado do segundo dia de treino em Sakhir
- Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), 1min32s803
- Oscar Piastri (AUS/McLaren), 1min32s861
- Max Verstappen (HOL/Red Bull), 1min33s162
- Lewis Hamilton (ING/Ferrari), 1min33s408
- Lando Norris (ING/McLaren), 1min33s453
- Franco Colapinto (ARG/Alpine), 1min33s818
- Nico Hülkenberg (ALE/Audi), 1min33s987
- George Russell (ING/Mercedes), em 1min34s111
- Esteban Ocon (FRA/Haas), 1min34s201
- Liam Lawson (NZL/Racing Bulls), 1min34s532
- Alexander Albon (TAI/Williams), 1min34s555
- Gabriel Bortoleto (BRA/Audi), 1min35s263
- Oliver Bearman (ING/Haas), 1min35s279
- Sergio Pérez (MEX/Cadilac), 1min35s369
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), 1min37s472
- Valtteri Bottas (FIN/Cadillac), 1min40s193
- Isack Hadjar (FRA/Red Bull), sem tempo
- Pierre Gasly (FRA/Alpine), sem tempo
- Charles Leclerc (MON/Ferrari), sem tempo
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin), sem tempo
- Arvid Lindblad (ING/Racing Bulls), sem tempo
- Carlos Sainz (ESP/Williams), sem tempo