PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Indy estuda soluções para eliminar bolha e melhorar visibilidade do aeroscreen na chuva

Jay Frye, presidente da Indy, revelou que a categoria estuda alternativas para melhorar a visibilidade com o aeroscreen após reclamações de pilotos no GP de Indianápolis 1

8 dez 2022 - 14h52
Compartilhar
Exibir comentários
GP de Indianápolis gerou reclamações de visibilidade dos pilotos da Indy
GP de Indianápolis gerou reclamações de visibilidade dos pilotos da Indy
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

A Indy enfrentou problemas de visibilidade com o aerosreen no GP de Indianápolis 1. Com uma chuva torrencial, vários pilotos se queixaram da dificuldade para enxergar os carros na frente. As críticas foram diversas, desde o forte spray de água até uma estranha bolha se formando no para-brisa. Ainda que qualquer corrida na chuva limite a visibilidade dos pilotos, a Indy estuda mudanças para melhorar a situação.

"Estamos analisando algumas coisas que podem ser aplicadas no ano que vem que ajudariam em uma situação como a que tivemos", relatou Jay Frye, presidente da Indy, em entrevista ao Motorsport.com. "O que aconteceu em Indianápolis no ano passado foi algo muito difícil de testar, certo? Foi um temporal", prosseguiu.

"Aprendemos muito com isso, o que foi ótimo, e foi incrível que durante boa parte da corrida não houve problema. Então eles chegavam na reta e tínhamos um grande lençol d'água que criava esse jato enorme, e provavelmente estava quase num ponto crítico de qualquer maneira. Consideramos dar bandeira vermelha, porque estava chovendo forte, independentemente do aeroscreen", relembrou o dirigente.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Conor Daly reclamou da visibilidade com o aeroscreen
Conor Daly reclamou da visibilidade com o aeroscreen
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

Conor Daly foi um dos pilotos que reclamou de uma bolha de água no centro do aeroscreen, que não se dissipava mesmo em altas velocidades. Frye contou que isso de fato aconteceu e a categoria já analisou e entendeu os motivos do fenômeno inusitado que ocorreu em Indianápolis. Resta agora encontrar uma solução para que isso não se repita.

"Mas aprendemos algumas coisas. Como sempre fazemos, conversamos com quase todos os pilotos. Alguns deles estavam bem. Alguns deles diziam: 'Não consegui ver nada'. Alguns deles reclamaram de uma bolha, no meio do para-brisa, que não se movia. Conseguimos duplicar essa bolha, descobrimos como isso aconteceu. E essa é uma das coisas que estávamos tentando resolver, essa bolha que não se movia", afirmou o presidente da Indy.

"Temos uma boa colaboração com a Dallara e a PPG, e achamos que temos algumas coisas que podemos fazer para que a anomalia da bolha desapareça. Porque aconteceu de fato e conseguimos replicá-la. Agora estamos trabalhando em uma solução para corrigir isso", concluiu Frye.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade