F3: Rafa Câmara é 10º e Wharton vence corrida sprint
Vice-líder do campeonato, Nicola Tsolov termina a prova na quarta posição e diminui vantagem na disputa do título da Fórmula 3
O sábado começou agitado no Red Bull Ring em Spielberg, com o brasileiro Rafael Câmara conquistando o 10º lugar na corrida sprint da 6º etapa do Campeonato da Fórmula 3. James Wharton, rookie da ART Grand Prix, liderou de ponta a ponta rumo a sua primeira vitória na categoria.
Wharton resistiu à pressão de Alessandro Giusti durante toda a corrida, com o piloto da MP Motorsport sendo forçado a se contentar com o segundo lugar. Ugo Ugochukwu, da Prema Racing, terminou em terceiro e conquistou seu primeiro pódio na F3.
Com o resultado, Rafael Câmara segue na liderança do campeonato e chega ao 106 pontos, mas sua vantagem em relação ao vice-líder, Nikola Tsolov da Campos Racing, caiu para 20.Tim Tramnitz é o terceiro com 74 pontos, seguido por Noah Stromsted com 56. Alessandro Giusti subiu para o top 5 com 54 pontos.
A Fórmula 3 volta a acelerar na madrugada deste domingo (29), com a largada da corrida principal marcada para às 3h30 (horário de Brasília).
Confira como foi a corrida
Wharton teve uma boa largada da pole - conquistada pela inversão de grid - assim como seu companheiro de primeira fila, Giusti, mas o rookie da ART conseguiu manter o rival atrás na volta de abertura.
Na segunda fila, Charlie Wurz lutava para segurar a terceira posição contra Ugochukwu. No entanto, o novato da Prema acabou perdendo uma posição para seu companheiro de equipe Brando Badoer na Curva 7, caindo para quinto.
O pernambucano Rafael Câmara largou da sexta posição, com seu principal rival na briga pelo título, Tsolov, largando apenas de 12º na sprint, por ter conquistado a pole position de domingo.
No final da volta 2, houve uma colisão múltipla no pelotão intermediário entre Christian Ho, Louis Sharp e Tuukka Taponen na Curva 4, encerrando a corrida dos três pilotos. Ho conseguiu levar seu carro da DAMS Lucas Oil de volta aos boxes, mas os carros de Sharp e Taponen precisaram ser removidos da pista, acionando o Safety Car.
A ação foi retomada no início da volta 5 de 21, e Nikola Tsolov ganhou posição ao mergulhar por dentro de Callum Voisin na Curva 1 para assumir o sétimo lugar, enquanto Wharton mantinha a liderança à frente de Giusti.
No começo da volta 6, Badoer escapou da pista na Curva 1, permitindo que Ugochukwu assumisse a quarta posição. Rafa Câmara parecia ter ultrapassado o novato da Prema, mas o italiano deu o troco na Curva 3 e manteve o quinto lugar.
Na disputa pela nona posição, Bruno del Pino e Brad Benavides colidiram na Curva 3, com ambos os pilotos sendo forçados a ir aos boxes para reparos. Eles retornaram à pista, mas Benavides abandonaria mais tarde.
Na volta 9, Câmara tentou contornar Badoer por fora na Curva 4. No entanto, uma má saída de curva permitiu que o rival no campeonato, Tsolov, o ultrapassasse pela sexta posição na saída da Curva 6.
Os dois pilotos continuaram batalhando na volta seguinte, mas, ao passarem lado a lado novamente pela Curva 4, Câmara colocou uma roda na brita e caiu para a nona posição.
A briga pelas posições no pódio continuou na volta seguinte, quando Badoer tentou mergulhar por dentro de Ugochukwu na Curva 3. No entanto, o piloto da Prema freou tarde demais e acertou a traseira de Wurz, que estava em terceiro, fazendo os dois rodarem.
O Safety Car foi acionado novamente momentos depois, com o carro da Trident de Wurz parado ao lado da pista, enquanto Badoer entrou nos boxes para trocar a asa dianteira antes de retornar.
The incident that cost Charlie Wurz a Podium at home 💔#F3 #AustrianGP pic.twitter.com/WP2ZuMda61
— Formula 3 (@Formula3) June 28, 2025
A relargada aconteceu na volta 18 de 21, e Wharton teve uma boa saída mais uma vez, assim como Giusti. Mas Ugochukwu, agora em terceiro, passou a ser pressionado por Tsolov e Tasanapol Inthraphuvasak.
Quando Wharton cruzou a linha para iniciar a volta 20, o estreante australiano havia aberto 1,1s de vantagem para Giusti, enquanto Ugochukwu estava 2,2s atrás do líder da prova, tentando segurar Tsolov.
Na volta final, Giusti chegou à zona de DRS de Wharton, mas não conseguiu ultrapassar o piloto da ART, que cruzou a linha e garantiu sua primeira vitória na Fórmula 3.
Giusti conquistou seu segundo pódio consecutivo ao chegar em segundo, enquanto Ugochukwu subiu ao pódio pela primeira vez, segurando a pressão de Tsolov e terminando em terceiro.
Todos os três pilotos da Campos pontuaram, com Inthraphuvasak e Boya em quinto e sexto, respectivamente, enquanto Tramnitz fez uma grande prova de recuperação para terminar em sétimo, após largar em 17º. Martinius Stenshorne foi o oitavo com a Hitech TGR, Voisin em nono, e Câmara completou a zona de pontuação em décimo.
*Texto de assessoria