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GP da Rússia: confira os dias e horários da F1 em Sochi; F2 e F3 também são destaques

26 set 2019 - 13h30
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O Grande Prêmio da Rússia de F1, 16ª etapa da temporada 2019 da Fórmula 1, acontece neste fim de semana (27, 28 e 29 de setembro) no circuito do Parque Olímpico em Sochi.

GP da Rússia: confira os dias e horários da F1 em Sochi; F2 e F3 também são destaques
GP da Rússia: confira os dias e horários da F1 em Sochi; F2 e F3 também são destaques
Foto: Andrej Isakovic/ AFP Photo / F1Mania

A F1Mania trará uma cobertura completa dos treinos, classificação e da corrida em TEMPO REAL do GP da Rússia de F1, começando nesta sexta-feira (27 de setembro) com o Treino Livre 1 às 5h, horário de Brasília.

A Fórmula 2, do brasileiro Sérgio Sette Câmara, e a FIA Fórmula 3, de Pedro Piquet e Felipe Drugovich, também têm etapas neste final de semana.

Confira os dias e horários, sempre no horário de Brasília (GMT -3):

Sexta-feira, 27 de setembro

02h20 às 03h05 – Treino Livre Fórmula 3

03h30 às 04h15 – Treino Livre Fórmula 2

05h00 às 06h30 – Treino Livre 1 (TL1) Fórmula 1 – em TEMPO REAL na F1Mania

07h00 às 07h30 – Qualificação Fórmula 3

09h00 às 10h30 – Treino Livre 2 (TL2) Fórmula 1 – em TEMPO REAL na F1Mania

11h00 às 11h30 – Qualificação Fórmula 2

Sábado, 28 de setembro

04h15 às 05h00 – Corrida 1 Fórmula 3 (20 voltas ou 40 minutos)

06h00 às 07h00 – Treino Livre 3 (TL3) Fórmula 1 – em TEMPO REAL na F1Mania

09h00 às 10h00 – Qualificação Fórmula 1 – em TEMPO REAL na F1Mania

10h45 às 11h50 – Corrida 1 Fórmula 2 (28 voltas ou 60 minutos)

Domingo, 29 de setembro

03h55 às 04h40 – Corrida 2 Fórmula 3 (20 voltas ou 40 minutos)

05h20 às 06h10 – Corrida 2 Fórmula 2 (21 voltas ou 45 minutos)

08h10 – Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 (53 voltas ou 120 minutos) – em TEMPO REAL na F1Mania

Grande Prêmio da Rússia 2019 de F1

O circuito de Sochi possui asfalto bastante liso, com pneus do meio da gama P Zero da Fórmula 1 sendo selecionados para este ano. O C2 como composto duro, o C3 como amarelo médio e o C4 como vermelho macio. Esta é uma seleção de pneus um nível mais dura do que a feita para a Rússia em 2018 e, também, em relação ao usado no Grande Prêmio de Singapura no fim de semana passado.

Características da Pista

  • O Grande Prémio da Rússia sempre foi conhecido pelo asfalto liso quando se juntou ao campeonato em 2014, com o piloto da Mercedes, Nico Rosberg, capaz de completar praticamente toda a corrida com apenas um jogo de pneus. Desde então, a superfície amadureceu e ficou mais áspera, o que, combinado com um traçado que não é particularmente severo, resulta em uma pista que não é especialmente exigente para os pneus.
  • A exceção é a curva três, a mais exigente do circuito. Ela possui várias tangências à esquerda, característica similar à famosa curva oito do circuito de Istambul, na Turquia. Em geral, o traçado exige mais da tração e da frenagem, com o pneu dianteiro direito sendo o mais exigido.
  • No ano passado, os compostos macio, ultramacio e hipermacio de 2018 foram escolhidos para esta prova, um nível mais macio do que o escolhido para este ano. Uma seleção mais dura, desta vez, deve garantir que os pilotos sejam capazes de acelerar ao máximo ao longo de cada trecho da corrida, ao invés de dependerem do gerenciamento dos pneus, e, também, deve lidar bem com quaisquer alterações na superfície da pista.
  • Uma parada para troca de pneus é o padrão. No ano passado, o piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, venceu largando na segunda colocação fazendo uma parada ao trocar o composto ultramacio pelo macio, enquanto Max Verstappen, da Red Bull, fez o oposto, saindo do macio para o ultramacio, para terminar em quinto mesmo largando do fim do grid.
  • As condições meteorológicas podem ser bastante variáveis. No ano passado, houve chuva antes da corrida, mas em outros anos tem havido muita luz do sol. Uma possibilidade real de chuva está prevista para este ano.
  • A Mercedes ganhou todos os Grandes Prêmios já realizados na Rússia, incluindo as duas primeiras corridas, realizadas em São Petersburgo, em 1913 e 1914.

“Com a Rússia agora restabelecida em sua data de outono, tendo voltado para este período do ano em 2018, vai ser interessante ver o que mudou em comparação com o ano passado. Estamos trazendo pneus do meio da gama, um nível mais duro dos usados anteriormente, que devem ser bem adequados para uma grande variedade de condições. As forças longitudinais, ao invés das laterais, são a principal influência sobre os pneus aqui, com alto grau de evolução da pista ao longo do fim de semana. Antecipar o acerto do carro e a estratégia dos pneus em relação aos requerimentos de mudança da pista será um dos fatores chave para o sucesso em Sochi. Um novo recorde de volta absoluta foi definido no ano passado por Valtteri Bottas, da Mercedes, na qualificação. Vamos ver se a marca será batida este ano”, disse Mario Isola, chefe da Pirelli na F1.

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