F1: Sem dificuldades, Max Verstappen vence o GP dos Estados Unidos de ponta-a-ponta
Largando da pole, Verstappen conquistou mais uma vitória e diminuiu para 40 pontos a distância do título. Norris e Leclerc completam o top-3
Na tarde deste domingo (19) a Fórmula 1 voltou às pistas para décima nona etapa da temporada com o Grande Prêmio dos Estados Unidos, realizado na cidade de Austin, no Texas. Dominando a corrida da primeira à última volta, Max Verstappen foi o grande vencedor em Cota, seguido de Lando Norris e Charles Leclerc, que completaram o pódio.
Como foi a corrida?
Max Verstappen largou da primeira posição, com Lando Norris logo atrás. O brasileiro Gabriel Bortoleto largou em décimo sexto.
Diferente da corrida sprint, a largada dessa sessão foi tranquila, sem acidentes e problemas. Como de costume, Max Verstappen largou muito bem, enquanto Lando Norris foi ultrapassado por Charles Leclerc ainda na primeira curva, assim como seu companheiro Oscar Piastri, que foi ultrapassado por Lewis Hamilton. É a tradicional rivalidade entre McLaren e Ferrari aparecendo.
Com o DRS liberado, a competitividade aumentou. Na terceira volta, Lando Norris começou a buscar a segunda posição, com Lewis Hamilton logo atrás acompanhando o britânico. Com um ritmo melhor, Norris buscou a ultrapassagem sobre o monegasco. Enquanto os três carros estavam na disputa, Max Verstappen abria cada vez mais vantagem na liderança.
Na sétima volta, Kimi Antonelli colidiu com Carlos Sainz durante a tentativa de ultrapassagem. Por consequência, o virtual safety car foi acionado após o espanhol abandonar o carro na pista, com a asa danificada e o pneu furado.
Na décima quinta volta, Lando Norris diminuiu a distância para Charles Leclerc e buscou a ultrapassagem, investindo sobre a Ferrari a cada curva, mas o monegasco conseguiu se defender até o fim. Essa disputa beneficiou Max Verstappen, que conseguiu abrir maior vantagem na liderança, aumentando a diferença para cerca de 9 segundos.
Enquanto todos os holofotes estavam na briga pela segunda posição, discretamente no último pelotão, Kimi Antonelli conseguiu subir três posições, ultrapassando Bortoleto, Albon e Hadjar.
Foi na décima segunda volta que Lando Norris conseguiu ultrapassar Charles Leclerc após tantas tentativas. Em seguida, Hamilton e Leclerc disputaram posição por algumas curvas, com o monegasco sendo chamado para os boxes, voltando para a pista na nona posição.
Sem muita dificuldade, Leclerc conseguiu recuperar algumas posições, ultrapassando Hulkenberg, Bearman e Tsunoda. O mesmo aconteceu com Kimi Antonelli, que escalou o pelotão sem problemas maiores, saindo de décimo nono e chegando ao décimo terceiro lugar.
Oscar Piastri foi para os boxes, trocando os pneus médios para macios. O australiano voltou em sétimo lugar, atrás de Hulkenberg. Em seguida, Hamilton trocou os pneus, também para macios, e voltou à frente do líder do campeonato.
Durante uma tentativa de ultrapassagem sobre Tsunoda, Bearman perdeu o controle do carro e rodou. Posteriormente, o piloto da Haas reclamou no rádio que o japonês “avançou” durante a ultrapassagem.
Na volta trinta e nove, Lando Norris voltou a se aproximar de Charles Leclerc, pronto para disputar posição, novamente, com o piloto da Ferrari. Porém, a quinze voltas do fim, o piloto britânico avisou a equipe no rádio que os pneus já estavam bem desgastados e viu o piloto da Ferrari conseguir se afastar.
Mesmo assim, Norris não desistiu. Blefe ou não, mesmo com pneus desgastados o britânico buscou a ultrapassagem. Foi a cinco voltas do fim que o piloto da McLaren tentou mas não conseguiu a ultrapassagem na primeira tentativa; o vice-líder do campeonato tentou a manobra novamente, obtendo sucesso desta vez.
Essa disputa Norris X Leclerc, McLaren x Ferrari, foi a grande protagonista da corrida. Iniciando na primeira volta e mantendo essa disputa viva até o fim da prova.
A duas voltas do fim, Colapinto e Gasly disputavam a décima sétima posição. O argentino recebeu a ordem de não tentar a ultrapassagem, mas desobedeceu logo em seguida, quase causando um toque com seu companheiro de equipe.
A Fórmula 1 volta às pistas no dia 24 de outubro para o GP do México.