0

Conheça pontos turísticos por onde a maratona olímpica irá passar

4 jul 2012
14h24
atualizado em 5/7/2012 às 09h41
Celso Paiva
Marcelo do Ó
Direto de Londres

Uma das provas mais atrativas ao público por ser realizada em grande parte a céu aberto e sem a necessidade de se pagar ingressos, a maratona olímpica sempre apresenta visuais belos e históricos no trajeto feito pelos atletas que buscam a medalha de ouro. Nos Jogos de Londres, isso não será diferente e o Terra cita agora os principais pontos turísticos que estarão ao longo desta corrida.

» Veja como colocar o widget de Londres 2012 em seu site
» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

A previsão era que o trajeto da maratona passaria pelo leste de Londres, área mais carente da cidade. Seguindo a tradição olímpica, o percurso terminaria no Estádio Olímpico, em Stratford, no leste da cidade. Porém, os organizadores optaram por manter o trajeto pela região central da cidade, alegando que tecnicamente seria inviável iniciar o trajeto no Palácio de Buckingham e terminar no Estádio Olímpico.

Confira alguns trechos do trajeto da maratona olímpica:

The Mall - Local do início e do fim da maratona, a rua é conhecida por ligar o Palácio de Buckingham a Trafalgar Square, tradicional local de comemorações dos ingleses em eventos esportivos. A avenida tem como paisagem o St. James Park, o mais velho parque real londrino. The Mall é conhecida ainda por ser o trajeto final da Horse Guards Parade, tradicional evento que comemora o aniversário oficial da monarquia britânica.

Trafalgar Square - A praça é tradicionalmente utilizada para comemorações de nível nacional ou mundial, seja por conquistas esportivas ou para celebrações como a inauguração da Árvore de Natal londrina e a festa de Ano-Novo. O local celebra a Batalha de Trafalgar (1805), uma vitória da Marinha Real Britânica nas Guerras Napoleônicas. Há menos de uma semana, espanhóis fizeram a festa no local com o título da Eurocopa.

Rio Tâmisa - Maior rio da Inglaterra e o segundo maior de todo o Reino Unido, o Tâmisa tem no total 246 km de extensão. Durante a maratona, será o principal visual dos competidores, que estarão correndo na margem do local por boa parte do trajeto. O rio passa por diversas áreas urbanas do Reino Unido e é atravessado por vinte túneis, seis linhas férreas e cerca de 110 pontes. Entre as mais famosas estão a London Bridge, por onde a prova passará bem perto, a Tower Bridge e a Waterloo Bridge.

Catedral de São Paulo - Durante o trajeto, os atletas darão três voltas na região que cerca a Catedral de São Paulo. O local que é a sede do Bispo de Londres recebe visitações de diversos religiosos e turistas durante todos os dias. Neste local foi erguida, no ano 604, a primeira igreja da Inglaterra, feita de madeira. O local já passou por incêndios que abalaram suas estruturas em 1087 e depois da reconstrução feita em 1633. A última e atual construção data de 1677, feita por Christopher Wren, e foi baseada na Cúpula de São Pedro.

Torre de Londres - Monumento histórico situado no Centro de Londres, o local fica na margem norte do Tâmisa. Sua função era residencial até meados do século XVII e, até hoje, possui o papel de abrigar os monarcas que são coroados. É também na Torre de Londres que as joias da Coroa britânica ficam guardadas em um local subterrâneo. As joias da Coroa têm sido guardadas na Torre de Londres desde 1303, depois de terem sido roubadas da Abadia de Westminster. A maior parte delas, se não mesmo a totalidade, foram recuperadas pouco depois.

Big Ben - Figurinha carimbada entre os pontos turísticos de Londres, o Big Ben é, na verdade, o nome dado ao sino que fica dentro do Palácio de Westminster, mas comumente é reconhecido pela estrutura da torre que abriga um gigante relógio no local. Com pouco mais de 150 anos de vida, ele fica ao lado da Abadia de Westminster. A torre do relógio mede 96 m de altura. Em junho deste ano, por conta das comemorações do jubileu da rainha Elizabeth II, foi anunciado que a torre do Big Ben será renomeada para "Elizabeth Tower".

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Fonte: Terra
publicidade