PUBLICIDADE

Atletismo

São Silvestre agita São Paulo no último dia do ano: veja onde assistir

29 dez 2023 - 15h30
Compartilhar
Exibir comentários

A 98ª Corrida Internacional de São Silvestre será disputada neste domingo, por ruas e avenidas de São Paulo. A tradicional prova de 15 km, considerada a principal competição do gênero da América Latina, terá largadas a partir das 7:25 (de Brasília), na Avenida Paulista, entre as ruas Frei Caneca e Augusta, e a chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na Avenida Paulista, nº 900.

Foto: Podio masculino do ano passado (Nicole Mingoranci/Divulgação) / Gazeta Esportiva

A expectativa é de uma corrida forte, com a participação de cerca de 35 mil inscritos entre brasileiros e estrangeiros. A TV Globo e a TV Gazeta transmitirão ao vivo.

Entre os brasileiros, destaque para Fábio de Jesus Correa, o atleta nacional mais bem colocado na edição de 2022 (quarto lugar), e que este ano venceu a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, a Volta Internacional da Pampulha e a Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country-2023, realizada em dezembro de 2022, em Bragança Paulista.

Outras atrações são Ederson Vilela, campeão da Maratona Internacional de Curitiba (2023) e da Volta da Pampulha (2019); Johnatas Cruz, campeão da Copa Brasil de Cross Country, em dezembro, em Poços de Caldas (MG) e o brasileiro mais bem colocado na maratona do Mundial de Budapeste e nos Jogos Pan-Americanos de Santiago; Franck Caldeira, campeão da São Silvestre em 2006; e Giovane dos Santos, seis vezes campeão da Pampulha e vencedor da Meia Maratona Internacional de Guarulhos (2021), no masculino.

No feminino, estão confirmadas Larissa Quintão, vice-campeã da Meia Maratona Internacional de São Paulo de 2023; Kleidiane Barbosa, vice-campeã da Volta da Pampulha (2023) e quinta colocada da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro (2023); e Mirela Andrade, top-10 na 97ª Corrida de São Silvestre.

Já entre os estrangeiros, destaque para a etíope Yimer Wude, bicampeã da disputa (2014 e 2015) e vice-campeã no ano passado. As outras atrações serão sua compatriota Aberash Kabeda, vice-campeã da Meia Maratona de Milão neste ano, e o queniano Reuben Longoshiwa, destaque da nova geração de atletas do país. A corrida terá a participação de representantes de cinco países: além do Quênia e Etiópia, estão inscritos atletas de Uganda, Tanzânia e Bolívia. Os estrangeiros venceram as últimas 11 edições da prova no masculino e 15 no feminino.

Estão confirmados também os quenianos Vestus Cheboi Chemjor, campeão da Maratona de São Paulo (2023) e da Maratona Internacional de Porto Alegre (2023); Timothy Kiplagat Ronoh, vice-campeão da Maratona de Roterdã (2023); Emnanuel Bor, campeão da Corrida Internacional de Langueux (FRA) e vencedor da Meia Maratona de Hyundai (POR), ambas em 2023; Kosgei Nicolas Kipitoo, quarto colocado na Meia Maratona Kigai (Ruanda) e campeão da Tribuna da Santos (2019); o tanzaniano Josephat Joshua Gisemo, campeão da meia maratona de Nagai, no Japão, e da meia maratona de Zanzibar, na Tanzânia; e o boliviano Hector Flores, terceiro na São Silvestre de 2021.

No feminino, os destaques ficam por conta das quenianas Catherine Reline, atual campeã da São Silvestre; Viola Jelagat Kosgei, vencedora da Meia Maratona do Rio de Janeiro (2023) e da Volta da Pampulha (2023); Sheila Chelangat, que venceu o campeonato nacional de cross country do Quênia em 2020 e 2021; Vivian Jelagat, ganhadora da Corrida Integração Campinas (2023); e Faridah Jepchirchir, campeã da Maratona de Curitiba (2023).

Os inscritos devem retirar os kits de participação ainda nesta sexta-feira, das 9:00 às 20:00 (de Brasília), e no sábado, das 9:00 às 17:00 (de Brasília), no Expo Center Norte, situado à rua José Bernardo Pinto, 333, pavilhão Azul, na zona norte de São Paulo.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade