PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do Atlético-MG

Atlético-MG

Favoritar Time

Fifa "imita" vôlei e institui cumprimento obrigatório depois dos jogos

10 dez 2013 - 10h29
(atualizado às 12h18)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Em comunicado, Blatter torce por ''uma mensagem de solidariedade e paz ao mundo''</p>
Em comunicado, Blatter torce por ''uma mensagem de solidariedade e paz ao mundo''
Foto: Getty Images

A Fifa anunciou nesta terça-feira, no Marrocos, a instauração de um protocolo para promover a paz no esporte. Todas as partidas organizadas pela entidade terão o "Aperto de Mãos pela Paz", campanha realizada em parceria com o Centro Nobel da Paz e que estreará nesta quarta-feira, no Mundial de Clubes.

O protocolo, que fará parte também da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, repetirá ao final dos jogos um procedimento já comum no início das partidas: os capitães dos dois times farão um aperto de mão e também cumprimentarão a equipe de arbitragem. Esse protocolo já é visto em esportes como tênis e vôlei, por exemplo.

“Acreditamos que, adotando esse procedimento, a Fifa e a comunidade de todo o futebol mandarão uma mensagem de solidariedade e paz ao mundo”, comemorou o presidente Joseph Blatter, em nota oficial.

Momento Madiba

Além do novo protocolo em partidas Fifa, o Mundial de Clubes no Marrocos prestará tributo ao líder sul-africano Nelson Mandela, morto na última quinta-feira aos 95 anos. Antes de todas as partidas do Mundial de Clubes, será celebrado o "Momento Madiba", citando um dos vários apelidos pelos quais Mandela foi conhecido.

O “Momento Madiba” será composto de um instante de silêncio e, depois, o público nas arquibancadas será convidado a aplaudir. “Não queremos apenas o reconhecimento ao Mandela com o silêncio. Queremos os aplausos pelo que ele fez, pela luta contra o apartheid e por um mundo melhor”, explicou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

O Mundial de Clubes da Fifa tem início nesta quarta-feira, com a partida preliminar entre o anfitrião Raja Casablanca e Auckland City, da Nova Zelândia. O vencedor do confronto na cidade de Agadir se classifica para pegar o Monterrey, do México, no confronto que definirá o adversário do Atlético-MG na semifinal.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/simulador-copa-do-mundo-2014/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/simulador-copa-do-mundo-2014/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Simulador da Copa do Mundo 2014 &amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade