Uma em cada quatro empresas da Alemanha prevê deterioração dos negócios em 2026, diz Ifo
Cerca de 26% das empresas da Alemanha preveem que seus negócios irão se deteriorar em 2026, de acordo com uma pesquisa publicada pelo instituto econômico Ifo nesta segunda-feira.
A pesquisa mostrou que 59% das empresas não preveem que sua situação econômica mude no próximo ano, enquanto 14,9% esperam ver uma melhora.
"As empresas continuam muito cautelosas. Não há espírito de otimismo em lugar algum", disse Klaus Wohlrabe, diretor de pesquisas do Ifo. "Quase nenhum setor está realmente otimista em relação a 2026."
No setor de serviços, 62,8% dos entrevistados esperam que sua situação permaneça estável, 23,2% preveem um desenvolvimento desfavorável e 14% veem melhora.
Um número particularmente grande de avaliações pessimistas veio do setor de comércio, com 32,5% das empresas esperando uma deterioração, disse o Ifo.
A perspectiva no setor de construção também é moderada, com 33,2% das empresas esperando uma situação menos favorável, 56,5% nenhuma mudança e 10,3% esperando por melhores negócios.
"Os números são surpreendentes, uma vez que o setor poderia realmente esperar pelo pacote de infraestrutura anunciado", disse Wohlrabe. "Ele ainda não parece estar causando nenhuma euforia."