Queda nos preços de commodities abala mercados globais
Os mercados de commodities caíam nesta segunda-feira, liderados por perdas profundas no ouro, prata, petróleo e metais industriais, já que a escolha de Kevin Warsh como o próximo chair do Federal Reserve desencadeou vendas de ativos de risco, o que fez com que os metais preciosos caíssem pela segunda sessão consecutiva.
O ouro caía 5%, atingindo seu nível mais baixo em mais de duas semanas, enquanto a prata cedia mais de 7%, após os recordes atingidos por ambos os metais na semana passada.
O petróleo se desvalorizava quase 5%, recuando das máximas de vários meses, e o cobre da London Metal Exchange perdia 3%.
"A decisão dos mercados de vender metais preciosos juntamente com ações norte-americanas sugere que os investidores consideram Warsh mais hawkish", afirmou Vivek Dhar, estrategista de commodities do Commonwealth Bank of Australia (CBA).
Uma postura "hawkish" do Fed sinaliza que as taxas de juros permanecerão mais altas por mais tempo, apoiando o dólar e aumentando o custo de oportunidade do ouro e da prata, diminuindo seu apelo.
"Um dólar norte-americano mais forte também está adicionando pressão sobre os metais preciosos e outras commodities, incluindo petróleo e metais básicos", acrescentou Dhar, que mantém a previsão de preço do ouro em US$6.000 no quarto trimestre.
Na sexta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, escolheu Warsh, ex-governador do Federal Reserve, para suceder Jerome Powell como chair do banco central em maio, provocando vendas nos mercados de ações e commodities, ao mesmo tempo em que elevou o dólar. [USD/]
As ações asiáticas seguiram os futuros de Wall Street em forte queda, com a venda caótica de metais preciosos causando um início nervoso para uma semana repleta de reuniões de bancos centrais e divulgações de resultados corporativos e dados econômicos. [MKTS/GLOB]