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Produto criado para suprir escassez alimentar do pós-guerra completa 60 anos no Brasil com planos de abrir 3ª fábrica

Nissin Foods Group prevê inaugurar nova fábrica em Ponta Grossa (PR) a partir de março de 2026

13 dez 2025 - 04h59
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Miojo de galinha caipira é o sabor preferido dos brasileiros, diz Nissin
Miojo de galinha caipira é o sabor preferido dos brasileiros, diz Nissin
Foto: Gemini

Criado para suprir a escassez alimentar do pós-guerra, o macarrão instantâneo da Nissin Foods Group --popularmente conhecido como miojo-- completa 60 anos no Brasil com planos de abrir sua terceira fábrica.

Com presença em Ibiúna, no interior de São Paulo, e em Glória do Goitá (PE), a empresa japonesa busca expandir sua atuação para Ponta Grossa, no Estado do Paraná. As obras começaram em junho de 2024, e a previsão é que a nova fábrica entre em operação a partir de março de 2026.

A unidade, segundo a Nissin, aumentará a capacidade produtiva para atender a demanda crescente de macarrão instantâneo no Brasil, além de ajudar a reforçar a produção dos produtos para exportação e a aumentar a variedade de produtos.

"Atualmente, são produzidos aqui [no Brasil] 65 produtos", pontua Kosuke Hara, diretor de Marketing da Nissin Foods do Brasil, líder no mercado nacional de macarrão instantâneo. Atualmente, o portfólio nacional é dominado pelo Nissin Lámen, o Cup Noodles e o revolucionário Nissin Yakissoba U.F.O..

Mas, como destaca o executivo, não há dúvidas sobre a preferência do brasileiro. "Temos sabores bem regionalizados, a exemplo do cuscuz. Porém, aqui, o sabor preferido é o de galinha caipira, disparado." O sucesso do sabor é tanto que, de acordo com Hara, tem despertado a curiosidade de muitos outros países.

"No momento, ainda não há um sabor exatamente igual ao de galinha caipira fora do Brasil. Mas, provavelmente, em um futuro próximo, isso pode mudar. Isso porque os marqueteiros de outros países estão de olho por causa da tamanha reputação", completa ele.  

Para o diretor de Marketing, nascido e criado no Japão, o que mais chamou a sua atenção quando chegou ao Brasil foi identificar a forma peculiar de como o brasileiro consumia o macarrão instantâneo. "Diferentemente do japonês, que segue à risca o modo de preparo descrito na embalagem, o brasileiro ignora e tem um jeito próprio de consumo”.

Enquanto o consumidor do Japão prioriza o caldo, o do Brasil tem clara preferência pelo macarrão, como explica.  "Portanto, ao longo dos anos, o produto passou por adaptações relacionadas à cultura alimentar do brasileiro, que inclui a composição do tempero, a textura do macarrão, a densidade do tempero e a intensidade do sabor", afirma Hara, que cita a criação de uma versão mais saudável e fitness do produto como o novo desafio da empresa.

Como nasceu a Nissin?

Nissin nasceu em 1958
Nissin nasceu em 1958
Foto: Divulgação

Em 1958, em busca de um alimento prático e acessível em meio à escassez de alimentos agravada pela Segunda Guerra Mundial, Momofuku Ando criou o Chikin Ramen, primeiro macarrão instantâneo do mundo. O produto se destacou principalmente pela facilidade do preparo, restrito à adição de água quente.

Mas, Ando não parou sua inovação por aí. Em 1971, após uma visita aos Estados Unidos, em que notou a predileção dos americanos em comer o macarrão instantâneo em um copo, surgiu o Cup Noodles.

Pouco antes, em 1965, o macarrão instantâneo chegou ao Brasil pela empresa Miojo. Em 1981, a primeira fábrica da Nissin Foods do Brasil foi inaugurada em Ibiúna (SP), que ganhou um reforço 31 anos depois, com a inauguração da fábrica de Glória do Goitá (PE) em 2012.

Em 2005, a Lámen foi para o espaço, e não no sentido figurado.  O Space Ram, uma versão especial do macarrão instantâneo consumido pelo astronauta japonês  Soichi Noguchi a bordo de um ônibus espacial.

Fonte: Portal Terra
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