Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Governo zera tarifa de importação para 1.059 produtos de bens de capital, informática e autopeças

Colegiado também decidiu zerar alíquotas de importação de 20 insumos da indústria e agro

12 fev 2026 - 21h57
(atualizado às 22h05)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA E SÃO PAULO - O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou, nesta quinta-feira, as tarifas de importação para 1.059 produtos. A medida contempla 421 produtos das áreas de bens de capital e informáticas, além de 638 da área de autopeças, pela inexistência de produção nacional similar.

O colegiado também decidiu zerar as alíquotas de importação de 20 insumos da indústria e agropecuário. A medida também se aplica a dois produtos finais. As isenções, nesse caso, atingem as áreas de saúde, eletrodomésticos, energia, automotivo e alimentação animal, entre outros.

Antidumping

O comitê também aprovou a proposta de aplicação de direito antidumping definitivo às importações brasileiras de laminados planos a frio e laminados planos revestidos originárias da China. O prazo válido é de até cinco anos. Os detalhes serão conhecidos no Diário Oficial da União (DOU). Não há data para publicação da medida.

Há meses as siderúrgicas brasileiras esperavam essa medida. Desde o fim de janeiro, o setor via como próxima de ser tomada pelo governo. Isso porque, há duas semanas, o Gecex aprovou um antidumping para o aço pré-pintado vindo da China e da Índia. A leitura nos bastidores era que o pleito começava a ser atendido.

A medida visa reduzir as importações chinesas em alta deste 2019. Segundo o Instituto Aço Brasil, o País fechou o ano de 2025 com 5,7 milhões de toneladas de aços laminados importados, uma participação de 21% de importações no mercado. A média histórica anual, de 2000 a 2019, era de 2,2 milhões de toneladas, uma participação de 21%.

Em conversa com analistas, a Usiminas sinalizou, ainda no ano passado, que as conclusões preliminares indicavam tarifas antidumping próximas de US$ 500 por tonelada para aços laminados a frio e revestidos.

Entre os analistas há o entendimento de que essa seria a companhia listada em Bolsa mais beneficiada pela medida.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade