Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Preços ao produtor no Brasil recuam 0,48% em outubro na 9ª queda seguida

5 dez 2025 - 09h21
Compartilhar
Exibir comentários

Os preços ao produtor no Brasil recuaram 0,48% em outubro, marcando a nona taxa negativa seguida, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

O resultado levou o índice acumulado em 12 meses a uma queda de 1,82%. Em setembro, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) havia caído 0,24% sobre o mês anterior.

Entre as 24 atividades analisadas, o IBGE apontou que 11 tiveram variações negativas de preços na comparação mensal, com destaque para outros produtos químicos (-2,00%) e calçados e produtos de couro (-1,60%). As principais influências vieram de alimentos (-0,36 ponto percentual), outros produtos químicos (-0,16 p.p), metalurgia (0,11 p.p) e refino de petróleo e biocombustíveis (-0,09 p.p).

Nos alimentos, que apresentaram queda pelo sexto mês seguido, de 1,47%, o resultado se deve principalmente ao comportamento do preço de açúcar VHP, em linha com o período de safra da cana-de-açúcar, de acordo com o IBGE.

"Impactam ainda negativamente a comparação entre outubro e setembro os preços de leite e carnes bovinas frescas, o primeiro pela maior captação de leite nas bacias leiteiras, portanto, pelos menores custos de aquisição de matéria-prima. No caso da carne bovina, a justificativa das empresas oscilou entre uma menor demanda e a aplicação de descontos pontuais", disse em nota Alexandre Brandão, gerente de análise e metodologia do IBGE.

O IPP mede a variação dos preços de produtos na "porta da fábrica", isto é, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade