Minério de ferro cai com aumento da produção de ferro-gusa em meio à demanda fraca
Os contratos futuros de minério de ferro oscilaram sem direção definida na Bolsa de Dalian nesta quarta-feira e terminaram a sessão com ligeiro recuo, em meio a um sentimento geral de fraqueza conforme a demanda final desacelera.
O contrato de minério de ferro de maio mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou o pregão diurno com queda de 0,32%, a 781,5 iuanes (US$112,67) por tonelada.
O contrato de referência de minério de ferro para março na Bolsa de Cingapura avançava 0,59%, a US$102,6 por tonelada.
Embora se espere um aumento na produção de ferro-gusa em relação à semana anterior, o reabastecimento das siderúrgicas foi temporariamente interrompido, informou a Shanghai Metals Market em nota.
A produção de produtos siderúrgicos acabados, como vergalhões e bobinas laminadas a quente, acelerou na semana passada, elevando os estoques à medida que as siderúrgicas continuavam a estocar, disse a corretora chinesa Galaxy Futures.
Com a aproximação do Ano Novo Lunar, a maioria dos canteiros de obras parou de trabalhar e a demanda final enfraqueceu gradualmente, disse a corretora chinesa Everbright Futures.
A falta de catalisadores fundamentais, agravada pelo sentimento de desânimo, continuará a pesar sobre os preços do minério e do aço, acrescentou a Galaxy Futures.
Outros ingredientes siderúrgicos tiveram ganhos na Bolsa de Dalian, com o carvão siderúrgico e o coque subindo 3,6% e 2,85%, respectivamente.