Michelin anuncia fábrica no Rio que triplicaria produção
O responsável executivo da Michelin, Michel Rollier, anunciou que o grupo francês de pneus triplicará sua capacidade de produção no Brasil com uma nova fábrica especializada em carros, que ficará em Resende (RJ).
A fabricação dos pneus em Resende, onde serão investidas "várias centenas de milhões de dólares", começará em 2013, disse Rollier, em entrevistas ao jornal francês La Tribune e à emissora France Info, divulgadas neste sábado.
O "número um" da Michelin insistiu em que sua "prioridade é China e Índia", países onde também há planos de investimento. Na China, onde as duas fábricas estão à beira da saturação, serão destinados US$ 800 milhões a um complexo em Shenyang, sobre o qual se está negociando com as autoridades locais para que as obras possam começar no próximo ano e as instalações entrem em fase de produção - pneus para carros e caminhões - em 2012.
Na Índia, há previsão de quantidade similar, a fim de aumentar a capacidade de pneus para caminhões. Além disso, a Michelin pretende reforçar sua presença industrial na Rússia.
Rollier reconheceu que, diante destas economias emergentes, as perspectivas de saída de crise não são tão boas na Europa. Na França, a companhia iniciou um programa de ajuste que representará a eliminação de 1,1 mil postos de trabalho.